O Prêmio Educador Josias Albuquerque tem como objetivo homenagear professores, educadores, empresários e lideranças que contribuem com os avanços e o desenvolvimento da Educação em Pernambuco. A escolha é feita por uma comissão formada por profissionais da área.
Josias Albuquerque sempre foi um incentivador da Educação. Fazia questão de ser chamado por professor, a mais nobre das profissões, segundo ele. Empreendedor, atuou em várias frentes, como advogado, professor, procurador judicial e empresário. Foi diretor regional do Senac, presidente do Sistema Fecomércio-PE e idealizador do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Faleceu em 2019, deixando esposa, dois filhos e cinco netos.
Reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Fundou e foi cientista-chefe do C.E.S.A.R e um dos fundadores do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração.
Foi diretora da Sudene e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), além de secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.
Lecionou por 15 anos e atuou na Direção Pedagógica de escolas e na Direção Acadêmica de faculdade privada. Por onze anos, exerceu a coordenação geral do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação – CITE, de 2008 a 2018..