É economista e administradora de empresas, com doutorado em Engenharia de Software pela Cesar. School e mestrado em Inovação e Desenvolvimento. É sócia fundadora da Futuro Certo Tech & FuturoTechAI, uma consultoria especializada em soluções financeiras, previdenciárias e tecnológicas. Suas pesquisas focam na inclusão digital geracional e no reconhecimento de padrões de comportamento de crédito e risco, abordando o movimento digital nas organizações, a adaptação dos colaboradores, a experiência do usuário e a transformação digital. Atua como professora e palestrante, promovendo o desenvolvimento intelectual.
Com 28 anos de carreira no setor financeiro, trabalhou em instituições nacionais e multinacionais de médio e grande porte. Foi gestora de processos de inovação e transformação digital em produtos de Cash Management e participou da implantação de consultorias remotas e digitais, utilizando o Design Thinking para resolver problemas complexos. Sua trajetória reflete uma busca contínua por progresso e inovação com inteligência artificial, capacitando organizações para enfrentar os desafios de um mundo cada vez mais digital.
Advogado, Presidente da Comissão de Direito Digital – Compliance e LGPD da OAB Pernambuco - Subseção Paulista. Formação Acadêmica: Graduação em Direito e em Gerenciamento de Redes de Computadores, Pós-graduação (lato sensu) em Direito Digital; em Lei Geral de Proteção de Dados; e MBA em Gestão de Pessoas. Vivência Profissional: 17 anos de experiência nos setores público e privado, com atuação nas áreas de educação, gestão, administração, planejamento, tecnologia e direito.
Bacharelado em ciência da computação. Especializações em docência do ensino superior e desenvolvimento de jogos. Mestre e doutorando em ciência da computação.
É Engenheiro Eletrônico (UFPE, 1992), Mestre em Psicologia Cognitiva (UFPE, 1995) e concluiu o doutorado em Ciências da Educação pela Université de Paris V (René Descartes) em 1999.
Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano-Computador com ênfase na concepção de ambientes de aprendizagem. Atualmente é Professor Titular no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC CAPES 7) no qual atua como líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.
É Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 1D. Em sua atuação associativa é membro da Academia Pernambucana de Ciências, foi vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciências (2019-2021), membro da Diretoria de Inovação da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED (2019-2021), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação - SBC (2020-2021), Presidente da Comissão Especial de Informática Educativa - CEIE da SBC (2020-2021), e, membro da Comissão Especiais de Interação Humano Computador - CEIHC da SBC (2010-2011).
Coordenou 30 eventos eventos (inter)nacionais, dentre eles CBIE e IHC, promovidos pela SBC, Hipertexto e Ctrl-E. Publicou mais de 450 trabalhos em periódicos especializados, anais de eventos, livros e capítulos.
Orientou ou co-orientou mais de 70 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área. Foi professor visitante na Faculdade de Educação da UFC (Campus do Benfica), no Departamento de Ciência da Computação da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile, no Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Computação Gráfica IGD, Alemanha, e no Centro de Pesquisa Digital Etnográfica (DERC) - RMIT University, Austrália e Centre for Research in Education (CREN), University of Nantes.
Exerce funções de assessoria na CAPES, CNPq, FACEPE, FAPESB e FAPITEC. Recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira. Em 2018 foi agraciado com o Prêmio Tércio Pacitti pela Sociedade Brasileira de Computação por sua atuação no cenário nacional em prol da Educação em Computação.
Atuou em projetos de inovação tecnológica em cooperação com empresas: CAPES, Cesar, EMBRAPA, In Forma Software, Instituto Ayrton Senna, Grupo Positivo, Ministério da Educação, MV sistemas, Samsung, Sebrae, SENAC. Atua com Educação e Popularização de Ciência e Tecnologia editando livros para formação de professores - Série Professor Criativo - e difusão do Design. Atua com empreendedorismo inovador como mentor da start up Redu.Digital, incubada no Pólo Tecnológico da UFPE.
É jornalista, educador e escritor. Mestre em Inteligência Artificial e Ética pela PUC-SP e especialista em negócios digitais pela Universidade Califórnia - Berkeley. Atualmente é doutorando em políticas de lifelong learning e IA na Universidade Autônoma da Barcelona (UAB - Espanha).
Sayad diretor da ZeitGeist, hub de inovações em educação, cultura e mídias que desenvolve projetos globais para empresas, governos e setor educacional. Exerce também o cargo de consultor em educação midiática para a sede da Unesco, em Paris (França) e em Montevidéu (Uruguai).
Na televisão, apresenta o programa "Idade Mídia", no Canal Futura, em sua quinta temporada. É também colunista da Revista Educação. É autor e participante de mais de vinte livros nas áreas da educação, tecnologia e comunicação, além de um romance juvenil. O mais recente deles (2023) é "Inteligência Artificial e Pensamento Crítico".
Começou sua carreira como repórter na área de educação, incluindo um projeto na BBC; seu trabalho na grande mídia passou por O Estado de S. Paulo, em que foi colunista de educação, Folha de S. Paulo, como colaborador, e BandNews FM, como apresentador. Migrou para área de educação quando co-fundou e tornou-se diretor da Cidade Escola Aprendiz, premiado projeto com Gilberto Dimenstein. Há 23 anos trabalha na área de educação e mídias como pesquisador e consultor em políticas de combate à desinformação e educação midiática. Atuou como consultor na criação de institutos, fundações e conselhos empresariais, como o Instituto Claro.
No Brasil, é membro do conselho consultivo do programa Educamídia (Instituto Palavra Aberta e Google.ORG), da ABPEDUCOM (Associação Brasileira de Profissionais de Educomunicação), do MIL Journal (UNICAMP) e da Bett Educar.
Internacionalmente, foi por 5 anos presidente da aliança internacional da UNESCO em educação midiática, a UNESCO MIL Alliance. Hoje, é membro do board do International Council for Media Literacy (IC4ML), de DCN (Digital Communication Network) e do conselho científico da revista acadêmica Comunicar (Universidad de Huelva, Espanha).
Ministrou palestras e aulas em 20 países e cerca de 12 universidades estrangeiras.
Professora do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento (PPAD) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Líder do PRISMA - Coletivo de Estudos e Pesquisas em Organizações, Sustentabilidade e Inovação e do PRINTS - Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Inovação Educacional e Gestão Empresarial.
Professor titular no Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pesquisador associado da TDS.company. Especialista em design, inovação e inteligência artificial, possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação com foco em agentes inteligentes e chatbots. André tem mais de 30 anos de experiência como professor, pesquisador e empreendedor, desenvolvendo plataformas digitais colaborativas, incluindo a strateegia. Além disso, tem atuação destacada em incubadoras e startups no Brasil e Europa, e defende a integração de experiências digitais e físicas como complementares na transformação da sociedade.
Doutora em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com pesquisa envolvendo a pedagogia do teatro, a inclusão e a formação de espectadores. É mestra em educação com enfoque na Educação Inclusiva (UFPE), especialista em audiodescrição (UFJF), graduada em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas (UFPE). É atriz, audiodescritora e gestora da VouSer Acessibilidade. Idealizadora de ações formativas e acessíveis em projetos artísticas e educacionais.
Palestrante, Gestor de negócios Educacionais. Entusiasta da inovação e apaixonado por fazer conexões com pessoas. É Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem . Possui MBA em Gestão comercial e Inteligência de Mercado. Cursando Master em Branding (ESPM). Especializações em “Matemática e Educação” e em “Metodologias da Educação à Distância”. Licenciatura em Matemática e em Letras. Com experiência de 20 anos no segmento educacional, sendo mais de 10 anos com foco no Ensino Superior, está atualmente como Diretor de Campus da Faculdade Medicina do Sertão na Cidade de Arcoverde (Grupo Mandic).
Possui experiência como diretor de Marketing, vendas e Relacionamento em Instituições de Ensino Superior em Pernambuco, com foco em comunicação, produção de conteúdo estratégico a partir da pirâmide de marca; CX sobre a gestão da experiência do cliente com marcas educacionais, relacionamento e área comercial; direção estratégica de campanhas de marketing para comunicação sobre atributos de marca, pensando branding enquanto experiência e estratégia de fortalecimento de marcas de IES.
Atou como Gerente Nacional de novos negócios e Produtos Digitais em um dos maiores grupos educacionais do Brasil, com Experiência em pesquisa de mercado, desenvolvendo parcerias estratégicas com multinacionais de tecnologia, inovação e design de novos produtos educacionais e modelos de negócio na modalidade EAD, fomentando soluções e novas metodologias de aprendizagem com foco na jornada de experiência do estudante .
Experiência como Gestor acadêmico, com foco em expansão de portfólio e serviços, foi gerente nacional de pós-graduação e cursos técnicos, fazendo uso da vivência de quase duas décadas como professor, nas diversas modalidades de ensino, como inspiração e laboratório para inovação em produtos educacionais.
Licenciado em História, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Docente e Pró-reitor de ensino do Instituto Federal de Educação de Pernambuco (IFPE). Líder do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Política Educacional (GPAPE); colaborador do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES). A ênfase de suas investigações é a Política Educacional e suas interfaces com a Avaliação na Educação Superior, Educação Profissional e Educação Básica, focalizando aspectos relacionados às políticas de avaliação. Também, pesquisa a respeito do amplo e variado aspecto semântico e aplicativo da avaliação nos âmbitos da aprendizagem, do ensino, do ensinoaprendizagem, da escola, do sistema educacional, entre outros. Também, é docente e colaborador do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife.
Analista de Soluções Educacionais na CESAR School. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Especialista em Psicopedagogia e Licenciada em Pedagogia pela FACOL. Atua em projetos que abrangem o desenvolvimento de Soluções Educacionais como: no Desenho Instrucional, no acompanhamento pedagógico docente, discente e em dados educacionais e suporte pedagógico em diversos Ambientes de Aprendizagem.
Consultor Pedagógico (Geekie)/ Pesquisador em percepção de aprendizagem/ Biólogo.
Possui graduação em Psicologia, bem como mestrado e doutorado em Psicologia Cognitiva, todos pela Universidade Federal de Pernambuco. É Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE. Realiza pesquisas envolvendo as relações das tecnologias digitais com indivíduos e organizações, inovação e empreendedorismo, criminologia e policiamento, cognição, processos psicológicos e sociais, gestão de pessoas, psicologia da política, valores humanos, medicina e a aplicação de métodos estatísticos em qualquer contexto. Entre 2020 e 2022 realizou pesquisas e consultoria ao Ministério da Saúde acerca da epidemiologia da Covid-19 e a eficácia das políticas públicas sobre o assunto. Desde 2023 realiza estudos, pesquisas e publicações sobre a disseminação, uso e impactos das novas Inteligências Artificiais Generativas.
É especialista em inovação na área de redação para a mídia digital, o que inclui disciplinas como Webwriting, UX Writing, CX Writing e Prompt Writing - esta última, a ciência de produzir informações por meio de uma inteligência artificial generativa. Com 30 anos de experiência, já atuou como consultor e realizou treinamentos para mais de 90 empresas no Brasil e no exterior. É autor de sete livros de referência na área, incluindo 'Webwriting & UX Writing: Redação para a mídia digital' (Brasil, 2024) e 'UX Writing: Principios e Estrategias' (Espanha, 2020), e membro do Infornet, grupo de pesquisa (CNPq) da faculdade de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), focado em investigações na área de Ciência da Informação, onde estuda o potencial do Prompt Writing como ferramenta de encontrabilidade em grandes repositórios de conteúdo.
Professora dos cursos de graduação em tecnologia da Faculdade Senac e cientista de dados, é mestranda em Ciência da Computação, com ênfase na área de otimização de modelos de machine learning, especialista em engenharia de dados, graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Ciências Contábeis. Atua em projetos de inovação orientados a dados e inteligência artificial.
Psicóloga, Analista do comportamento, Mestranda em Psicologia, Sócio-Diretora Espaço Desenvolver TEA.
Bacharel em Engenharia Eletrônica e Mestre em Inteligência Artificial pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Minha jornada na área de tecnologia me levou até a Suécia, onde atualmente trabalho como engenheira na Sony Nordic. Apaixonada por Inteligência Artificial e o seu impacto na sociedade, conduzo um podcast semanal chamado “Sociedade da IA”.
Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Desde 2014, atua como Analista de Educação Profissional no Senac Pernambuco, onde compartilha seu compromisso com a educação profissional e a sustentabilidade. Acredita no poder transformador da educação para construir um mundo mais consciente e equilibrado, dedicando-se a iniciativas que integram práticas sustentáveis na formação profissional, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Sociólogo e consultor educacional. É presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada. Membro do Conselho Nacional de Educação por 12 anos, presidiu a Comissão de Elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi Secretário de Educação Básica do MEC e Secretário de Educação do Município de São Paulo; Diretor da Faculdade SESI–SP de Educação, Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Secretário Estadual Adjunto da Cultura de São Paulo, entre outros cargos ocupados. É autor de vários livros e trabalhos publicados sobre educação pública.
Professor de Design & Tech na Graded - American School of São Paulo. Mestre em Informática e Pós-Graduado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), seu trabalho na Educação Básica é voltado para a inclusão do ensino de Programação e Inteligência Artificial por meio da Robótica Educacional. Ele é doutorando no Instituto de Computação da UFRJ, pesquisando Letramento Crítico em Dados, e pertence ao grupo de educadores FabLearn Fellows - Cohort 3 (Transformative Learning Technologies Lab) da Columbia University.
Atua em consultorias butique, ajudando grandes clientes, públicos e privados, nos temas estudos de futuros, estratégia de inovação, educação e ESG. Foi Sr. Head de Futuros, Estratégia de Inovação e Inovação Aberta do Santander Brasil. Foi professor convidado do Global MBA em Business Management diversos outros MBAs do IBMEC, também dos MBAs em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 e Transformação Digital e Futuro dos Negócios PUC-RS e Uol EdTech. Já palestrou e ministrou aulas em diversos programas acadêmicos, entre os quais o Global Solutions Program da Singularity University, o Prince of Wales Business and Sustainability Programme da Universidade de Cambridge e o 20th Latin American Conference, M IT - Sloan School of Management.
Atuou até 2018 como Diretor de inovação e educação do Viva Rio. Dirigiu o Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, fruto de uma parceria entre Rede Globo, UNESCO e Viva Rio. Idealizou o centro de educação inovadora Favela Hub. Foi pesquisador sênior da área de inovação da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV (DAPP), atuando também como consultor de inovação pela FGV Projetos. Dirigiu os estudos para avaliação e minoração e de impactos, referentes ao componente indígena do processo de licenciamento socioambiental da Usina Hidrelétrica de Jirau. Foi expedicionário colaborador no Projeto Genográfico Brasil (National Geographics Foundation). Iniciou sua carreira como estagiário e depois Assessor do Escritório de Relações Internacionais da Academia Brasileira de Ciências.
Cursou o Graduate Studies Program da Singularity University (NASA, Ames Research Park), com bolsa de estudos integral provida pelo Google. É doutor em ciência, modalidade Interdisciplinar em História das Ciências e das Técnicas & Epistemologia (COPPE, UFRJ). Mestre em Antropologia Social (Museu Nacional - UFRJ). Master em Gestão Internacional de Negócios (Université Pierre Mendés-France). MBA em Marketing (IAG/PUC-RJ. Integrou o treinamento em Avaliação Econométrica de Impactos (Latin American and Caribbean Environmental Economics Program-CATIE). Participou do curso de Liderança Executiva em Políticas Públicas, com foco em desenvolvimento da primeira infância (Harvard University). Além de ter inúmeras treinamentos nos campos de Design Thinking e Future Studies.
Professora apaixonada pela magia da sala de aula e tudo o que ela oportuniza. Atua na área de inovação, gestão e negócios com foco em educação, desenvolvimento humano e organizações. Vivência de ensino nos níveis de aprendizagem, educação profissional, técnico e superior. Experiência nos cargos de coordenação de ensino superior e gestão de ensino à distância. Entusiasta com olhar atento sobre os impactos da transformação digital na educação. Graduada em administração, especialista em planejamento e gestão organizacional, MBA em gestão de pessoas, pós-graduanda em psicologia organizacional.
Escritora, consultora e palestrante.
É entusiasta dos processos de inovação e design ligados à aprendizagem. Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, com MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão pela Fundação Getúlio Vargas e formação complementada na Schumacher College (Inglaterra) e na Kaospilot (em curso realizado pela escola dinamarquesa no Brasil). Passou por diversos setores em sua carreira, de governos a grandes corporações, de ongs a escolas de negócios. Desde 2018, atua como consultora em aprendizagem em projetos de alta complexidade em diversos setores, como bancos, indústria, bens de consumo, entre outros.
É coautora, com Alexandre Teixeira, do livro Aprendiz Ágil: lifelong learning, subversão criativa e outros segredos para se manter relevante na Era das Máquinas Inteligentes (2020) Publicou artigos sobre aprendizagem na Harvard Business Review Brasil, na Fast Company Brasil e na Carta Capital.
É colunista no site O Futuro das Coisas e professora convidada da Fundação Dom Cabral e palestrante.
Fundou o Clube da Escrita CC, primeira comunidade brasileira focada em desenvolver a escrita de não ficção focada no trabalho.
Professora e uma das mais respeitadas especialistas em educação do país. Fundou e dirigiu o Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e foi membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Até 2022, foi professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard, tendo lecionado também na PUC-SP, no Insper e na Enap (Canadá). Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É cofundadora do movimento da sociedade civil Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida - Institute for Lifelong Learning - da Unesco e o Conselho da Qatar Foundation.
É professora da faculdade Senac em Pernambuco, onde atua desde 2010. Com mais de 25 anos de experiência no setor gastronômico em Pernambuco com ênfase em Confeitaria e panificação. Formada em gastronomia, pós-graduada em alta gastronomia, mestra em ciência da educação, pesquisadora cultural e amante da Confeitaria Pernambucana.
Formado em Marketing e Especialista em Gestão Ágil de Projetos, pela CESAR School. Já empreendeu duas vezes e atuou em empresas como FIAP, Neurotech e Softex Pernambuco. Atualmente é um dos coordenadores de empreendedorismo do Porto Digital, responsável pela gestão das comunidades e das conexões e mobilizações com o mercado. Além disso, atua como mentor de startups nos programas InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto e GreenSampa.
Residente na cidade de Vitória de Santo Antão-PE Brasil, realizo trabalhos e projetos artísticos desde 2005 , linguagens principais são pintura em tela, desenho artístico e grafitagem. Hoje meu foco é artes plásticas e pintura urbana sendo professor das mesmas. Trabalho como artista plástico a 18 anos tenho meu próprio Ateliê chamado Centro Artístico Corart’s.
Contador, Esp. Gestão Comercial e Marketing Digital, Esp. Controladoria e Auditoria Empresarial, Sócio- Diretor Espaço Densenvolver TEA, Socio-Diretor TEA + e CEO do Grupo CAD- Centro de Aceleração e Desenvolvimento.
Professora Titular do Departamento de Ensino e Currículo da UFPE. Mentora Científica da Prática.Edu Líder do Labeducat
Residente na cidade de Vitória de Santo Antão-PE Brasil, realizo trabalhos e projetos artísticos desde 2015 , linguagens principais são pintura em tecido, peças exclusivas pintadas a mão a qual tenho minha própria marca chamada MOD’AFRO e pinturas em tela. Hoje meu foco é artes plásticas e moda.
Em 2021 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ, onde estudou no início da década de 70. É a primeira mulher indígena a recebê-lo no Brasil. Recebeu do governo brasileiro o Título de Cavaleiro da Ordem ao Mérito Cultural em 2014. Foi indicada em 2005 ao Projeto Internacinal "Mil Mulheres ao Prêmio Nobel da Paz", é escritora, poeta, professora, formada em Letras (Português-Literatura) e Educação, pela UFRJ, especializada em Educação Ambiental pela UFOP. É da etinia Potiguara, brasileira, fundadora da 1ª org. de mulheres indígenas GRUMIN / Grupo Mulher-Educação Indígena (1988), embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da França e Suíça. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra. Seu livro carro-chefe é "METADA CARA, METADA MÁSCARA", pela global editora 2004 e em 2019 pela GRUMIN EDIÇÕES. Ganhou o prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, USA pelo seu livro A Terra é a Mãe do Índio. Passou vários livros infantis e textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais. Para acessar sue livros e histórico de vida, visite o site oficial da escritora. Acaba de lançar seu oitavo livro "O VENTO ESPALHA MINHA VOZ ORIGINÁRIA."
Professor na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAV, Especialista em Gestão da Educação Pública e Doutor em Educação Matemática e Tecnológica, com experiência consolidada em processos de formação docente e gestão escolar. Dedica-se aos temas educacionais emergentes e suas relações com as políticas públicas, com atenção especial para o resgate da potência coletiva, nos espaços de aprendizagem, e desenvolvimento de novas formas de intervenção pedagógica.
Poeta, escritor, influenciador digital e também palestrante. Aclamado por grandes autores, como Luís Fernando Veríssimo e Millôr Fernandes, ele é atualmente um dos mais reconhecidos nomes da mídia nacional. Também comentarista do programa Encontro (Globo) e colunista dos jornais Zero Hora e Globo, Carpinejar, que já publicou mais de 40 obras e foi 20 vezes premiado pela irreverência de sua escrita, se tornou uma das 27 personalidades mais influentes da internet (mais de 1 milhão de leitores mensais), segundo a revista Época.
Conhecido como coaching do amor ou mago das palavras em suas apresentações, é uma das figuras mais solicitadas por empresas para falar sobre criatividade em ambientes de crise e adversidade.
Já participou como palestrante de todas grandes feiras e festivais literários do país, como Jornada Literária de Passo Fundo e Festival Internacional de Paraty (RJ).
Contundência, originalidade e assertividade na entrega. Hoje, Fabrício transforma não somente leitores e ouvintes, mas organizações, eventos e colaboradores por todo o Brasil.
É Consultor de Business Agility na Stefanini IT Group, atua no mercado de Tecnologia da Informação há mais de 23 anos, sendo os últimos 12 dedicados à Gestão de Projetos com Métodos Ágeis, com foco sempre em promover ciclos de melhoria contínua metrificando e acompanhando a eficiência em níveis estratégicos, táticos e operacional de forma a maximizar valor organizacional (em produtos, serviços e cultura). Mestre em Engenharia de Software pela Universidade de Pernambuco e Doutorando pela Universidade Nova de Lisboa (PT) com foco em Modelagem Ágil da Experiência do Usuário. Possui também, a formação complementar de Liderança na Inovação pelo MIT e; atualmente cursa o MBA em Gestão de Negócios: Tecnologia e Transformação Digital pela FIA (USP-SP); e o curso de Formação de Gerente de Produtos Digitais (PM3). Detém as principais certificações de Gestão Ágil: Professional Agile Leader Certified (PALC), Agile Coach (PACC), OKR Coach Certified (POCC) e a Gestão Estratégica de Portfólio (Flaps Portfolio Management) – estes pelo Agile Institute Brazil. É certificado Lean Inception Facilitator, e o Product Backlog Building (PBB) – pela CAROLI. Possui a Certified SAFe 5 Agilist e a Management 3.0 Fundamentals. Pela Kanban University possui a Kanban System Design e a Fit 4 Pourpose. Atua também como Professor da Pós-graduação em Gestão Ágil de Projetos, e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Software da CESAR School. É Professor do MBA da Católica Business School, MBA em Engenharia de Software da UNISSAU e da Pós-graduação em Gestão Integrada de Projetos e Processos da Fafire.
Graduada em Fonoaudiologia pela UNICAP, com Pós-Graduação em Neurologia, Formada em Chief Happiness Officer pela Happiness Business School e em Arteterapia Corporativa pela Escola Humana-SP. Atuei como Franqueada das marcas Camarão & Cia e Quanto Prima por mais de 16 anos. Fui Gerente de Inovação e Criatividade por 04 anos na Prefeitura do Recife e por 02 anos no Nucleo Gestor da Cadeia Textil no Estado de Pernambuco. Em 2023 fiz uma transição de carreira e atualmente atuo como Diretora e Consultora da Redesenho do Trabalho e no Projeto Gentilezas.
É professor e escritor. Fez dois doutorados - em Comunicação e Semiótica e em Direito; e dois mestrados - em Sociologia Política e em Filosofia do Direito. Dirigiu várias instituições educacionais e ocupou importantes cargos públicos. Foi Secretário da Educação do Estado de São Paulo e Secretário da Educação do Município de São Paulo. Foi, também, vereador de São Paulo e deputado federal.
Chalita é professor dos cursos de graduação e pós-graduação nas universidades PUC -SP, Mackenzie e IBMEC. É membro da Academia Brasileira de Educação, da Academia Brasileira de Cultura e, também, da Academia Paulista de Letras.
Obras:
Ao longo de sua carreira, publicou cerca de 90 livros, entre eles "A ética do rei menino", "O pequeno filósofo", "Pedagogia do amor", “Os dez mandamentos da Ética”. No Brasil, na América Latina, Europa e Oriente Médio, vendeu mais de 12 milhões de cópias. É também autor de diversas peças de teatro, dentre elas: "O Semeador" (2015), "Hortance, a velha" (2017), "Muito louca" (2018), "Nelson Gonçalves, o amor e o tempo" (2019), " Sorriso de mãe" (2021) e "Amor"(2023).
Pedagogo, Mestre em Educação, especialista em Educação Digital, brincante popular e fundador do bloco carnavalesco Pife Floyd. Coordenador pedagógico no Instituto de Ciência e Tecnologia do Senac Pernambuco.
Mestre em filosofia pela UFPE, graduada em licenciatura plena em filosofia, também pela UFPE. Supervisora de Inovações na Editora do Brasil. Professora convidada da pós-graduação da UNIFAFIRE. Mentora de negócio e pitch na incubadora Porto Social. Avaliadora InovAtiva. Atuou na mentoria de negócio no Hackathon Internacional Space Apps Challenge NASA edição 2020, e participou da equipe organizadora na edição 2021 e 2022.
Pai, professor, empreeendedor, palestrante e investidor anjo. Doutor em Ciência da Computação pelo Cin/UFPE em grupo de pesquisa sobre tecnologias educacionais. Professor de Empreendedorismo da Universidade de Pernambuco. Fundador do Células Empreendedoras, empresa através da qual ganhou diversos prêmios nacionais em educação empreendedora e inovação aberta. Embaixador da Campus Party, maior evento de tecnologia e inovação do mundo. Investidor e membro do conselho da Polimex Bioplásticos, startup de fabricação de plásticos biodegradáveis.
Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco (UFPE), Especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e Doutoranda em Educação pela Universidade de Coimbra em Portugal. Com mais de 15 anos de atuação na área educacional, no terceiro setor, nas funções de articuladora, analista e gerente de projetos, e na educação formal, entre docência na educação básica e superior, e gestão. Formadora de professores nas áreas de Inovação e tecnologias na educação. Atualmente, é vice-gestora da Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania no município do Recife e gestora de projetos na Consultoria Passos Firmes. Integra a equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Inovação e Tecnologias da UFPE, realizando estudos em metodologias ativas, inovação pedagógica, tecnologias e diversidade na educação. Também é integrante do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) em Portugal.
Físico, com mestrado pela USP e doutorado em educação também pela USP. Ficou por dois anos no Brain and Creativity Institute, dirigido pelo neurocientista Antonio Damásio, em Los Angeles, durante o doutoramento. Foi professor adjunto na universidade federal de São Paulo e na universidade federal do ABC. Tem dois pós-doutorados em neurociências e hoje é pesquisador associado do Instituto D‘Or de Pesquisa e Ensino. Conduz pesquisas em ensino de ciências, neurociência e educação, neurociência das emoções, filosofia da ciência e consciência. Há 10 anos oferta palestras, workshops e cursos livres no Brasil e no exterior.
Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação pela UFRN, coordena cursos tecnológicos no Senac Pernambuco e fundou a Four Inn. Com experiência como educadora e empreendedora, defende o aprendizado contínuo e acredita na educação inovadora como agente de transformação social.
Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (Linha Constitucionalização do Direito Privado); Membro do Grupo de Juristas nomeado para Assessorar a Confederação Nacional do Comércio - CNC para proferir pareceres ao Projeto do Novo Código Comercial Brasileiro; Professor de Direito Civil e Empresarial; Parecerista da Fecomércio-PE concernente aos diversos Projetos de Lei que possam impactar o segmento do comércio de bens, serviços e turismo no estado de Pernambuco; Gestor do Núcleo de Compliance do Senac -PE.
Formado em Engenharia Elétrica, com pós-graduação em Inteligência Artificial e formação técnica em Automação Industrial. Com mais de dez anos de experiência na indústria, nas áreas de automação e engenharia, ele atualmente atua na FIAP, lecionando para os cursos de Engenharia e pós-graduação na POSTECH. Além disso, Hernani mentora projetos de iniciação científica em diversos cursos da faculdade. Ele também é professor na ONG Passos Mágicos, onde leva cursos de tecnologia para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Mestrando em Computação e Tecnologias Emergentes com especialização em Inovação e Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Educação Inovadora pela Universidade de Stanford, Transformação Digital pela Fundação Dom Cabral e Ciência de Dados pela Fundação Getúlio Vargas, atua na confluência entre Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de Tecnologias na Educação no Departamento Nacional do Sesc e atua como professor do Ensino Superior na área de computação e seus métodos científicos.
É Graduado e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (2011). Tem especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior - FTEC/ Caxias do Sul (2015). É Mestre em Filosofia Prática-Ética (Conceitos Fundamentais de Ética) pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2015), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). É Doutor pela Universidade Federal de Pelotas UFPel (2022), com ênfase em Fundamentação e Crítica Moral (com bolsa concedida pela CAPES), tendo a tese de doutoramento reconhecida pela Universität Siegen Alemanha, com bolsa concedida pelo DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Atualmente dedica-se a pesquisar: O conceito de dignidade [da pessoa] humana como valor absoluto na teoria moral de Immanuel Kant, dentre outros conceitos pressupostos no pensamento kantiano. Também tem se dedicado a pesquisar os fundamentos axiomáticos da Filosofia do Direito com ênfase no pensamento moderno e contemporâneo sobre o tema e os seus diversos autores. Possui experiência nas áreas de: educação, direito, ética, política, teologia e existencialismo, com ênfase em Filosofia Moderna. Atualmente é professor dos cursos de Direito e Psicologia Filosofia no Centro Universitário Uninassau nas unidades de Campina Grande- PB e Garanhuns -PE, bem como Servidor Público da Secretaria Estadual de Educação - GRE - Garanhuns, sendo Professor Titular da Disciplina de Filosofia.
Psicóloga Clínica e Organizacional, MBA em Gestão de Pessoas, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Coach de Vida e Carreira, Neuropsicóloga e Palestrante.
Mulher negra, bailarina afro,atriz,modelo, produtora cultural e artesã; personal stylist, figurinista, idealizadora e diretora criativa da marca Zarina Moda Afro. Há 5 anos, Jéssica está a frente do projeto Moda Preta Autoral em Conexão Ancestral, que traz como missão apresentar outro ponto de vista acerca da moda afro-brasileira em diáspora, a partir dos costumes, das expressões, dos estilos de vida, da identidade, da afirmação, da cultura e da ancestralidade. Em 2024, Jéssica foi escolhida para representar empreendimentos femininos na publicidade do programa Itaú Mulher Empreendedora. Em 2022, Jéssica teve a experiência de fazer sua primeira viagem internacional para mama África, desfrutando da vivência de conhecer (África do Sul e Moçambique). Essa imersão ancestral contribui com maior intensidade para construção pessoal e profissional da multiartista. Em 2021, a mesma recebeu o Certificado de reconhecimento: Memória Vida da Cultura Popular e Tradicional de Olinda, resultado do Edital, na categoria Mestras e Mestres, do chamamento público nº. 04/2020, com fomento da Lei Aldir Blanc.
Profissional versátil com um background em Geologia, Engenharia do Petróleo e Ciência da Computação, com ênfase nas Geociências. Minha paixão pela exploração e compreensão da Terra me levou a cruzar continentes, passando de Limoeiro para o Canadá. Minha formação em Engenharia do Petróleo me deu insights valiosos sobre a indústria de energia e recursos naturais, enquanto minha graduação em Geociências acrescentou uma perspectiva mais abrangente sobre os processos terrestres e o impacto humano no planeta. Neste momento, encontro-me imerso na empolgante área da Inteligência Artificial, sendo o anfitrião do podcast "Sociedade da IA". Assim, dedico-me a explorar as interseções entre a IA e a sociedade, buscando compreender como essas duas esferas se influenciam mutuamente.
Musicoterapeuta, Psicólogo e Educador Musical. Licenciado (UFPE), Mestre (UFG) e Doutor (UFBA) em Música. Programa Doutorado Sanduíche realizado no Center for Mind and Brain, University of California, Davis, Estados Unidos. Bacharel em Psicologia (UNIFAFIRE), Especialista em Musicoterapia (Conservatório Brasileiro de Música). Pós-doutorado em Neurociência e Cognição (UFABC). Coordenador do Núcleo 60+ e do projeto de extensão ‘Musicoterapia no CAPS Nise da Silveira’ (IFPE Olinda). Autor dos livros ‘Interfaces entre Musicoterapia e Bioética’ (Editora CRV) e ‘Memórias autobiográficas e música em idosos’ (Editora Alínea). Autor e organizador do livro ‘Musicoterapia e Gerontologia: Teoria e Prática’ (Editora Alínea). Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Pernambuco e do Mestrado e Doutorado em Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
O professor José Carlos da Costa, possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco , graduação em Licenciatura em ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Pesquisador em inovação tecnológica, nível 3 FACEPE . Realiza pesquisas e inovação tecnológica na área de educação agrícola e inclusiva, utilização de tecnologias leves e inclusão produtiva. O professor é coordenador de aquaponia do projeto aquaponia inclusiva, financiado pelo Ministério da pesca e aquicultura.
É professor, escritor e pesquisador de projetos transformadores na educação com ênfase em competências, valores, metodologias ativas e tecnologias digitais. Foi professor na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma Universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, Educação a Distância: Pontos e Contrapontos e Diálogos sobre Educação Híbrida e Digital. Nasceu na Espanha e mora em São Paulo.
Designer educacional e aprendiz de utopias. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal). Idealizador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação. Coordenou o projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, 1º Prêmio do “Concurso Experiências Inovadoras no Ensino", promovido pelo Ministério da Educação de Portugal. Foi membro do Conselho Nacional de Educação. Em 2005, com o título de notório especialista, passou a residir no Brasil, mobilizando educadores que acreditam em uma educação transformadora e democrática. No IBICT coordenou a pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática. Atualmente lidera um grupo de educadores que apoia Secretarias Municipais de Educação no Brasil e Agrupamentos em Portugal pela inovação pedagógica e transformação na educação.
Doutor em Sociologia pela Universidade Paris 5 – Sorbonne – Université Paris Descartes (2011), França. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – (2002), Brasil. Graduado em História – Licenciatura Plena – pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru – (1990), Pernambuco – Brasil. Especialista em História Econômica pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (1995), Pernambuco – Brasil. É Professor Efetivo do IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Foi Professor Efetivo da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru – Agosto/1994 até Novembro/2014. É Membro Colaborador/Voluntário do Corpo Docente e Orientador de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru. Docente e Pesquisador na área da Sociologia e Historia e áreas afins, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: sociologia do conhecimento, sociologia da religião, sociologia econômica, sociologia política, sociologia da educação, sociologia da saúde, antropologia da saúde, metodologia científica, história das Américas, introdução à história, historiografia brasileira, sociologia da religião, do mercado e da sociedade de consumo.
Doutora em Ciência da Informação com pós-doc em Design, Mestre em Design, Mestre em Linguística Aplicada, Consultora e Autora do livro Aprenda, Desaprenda, Reaprenda. Designer, Pesquisadora, Educadora e Co-fundadora da Sala.
CFO da FRICON e Empreendedor Educacional na BST EDUCAÇÃO, é Graduado em Administração de Empresas pela UPE - Universidade de Pernambuco, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro e Mestre em Inovação e Desenvolvimento Econômico e Empresarial pela Laureate International Universities. Formado profissionalmente em empresas de classe mundial como Coca-Cola, ABInbev, Estácio Participações (YDUQS) e DaimlerBenz. Sempre como recuperador empresarial em operações problemáticas e desenvolvendo projetos de gestão estratégica, financeira e de Marketing. Atuou nos cargos de CEO, Diretor Financeiro e Diretor de Planejamento no Brasil e no Exterior. Com mais de 20 anos de experiência em empresas de diversos segmentos de mercado , desenvolve consultoria em mercados como os de Logística, Varejo, Esportes, Educação e Real Estate.
Psicóloga, Pedagoga e Instrutora de Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR) pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP. É coautora do Best Seller “Quem manda na minha vida sou eu”, coordenadora do Livro “A coragem de viver quem você é” e colunista do @portaldoandreoli. É cofundadora da Arcos – Associação e Rede de Cooperação Social, um movimento de trabalho em rede, que apoia mais de 40 organizações sociais de Catanduva/SP e região e cofundadora do movimento Humanidade Compartilhada. Suas pesquisas focaram na presença de burnout, qualidade de vida e consciência plena de professores do ensino técnico profissionalizante e gestores de empresas, verificando o impacto do programa de redução de estresse baseado em mindfulness. Atua como Coordenadora de Projeto Educacionais no Senac SP, palestrante e Facilitadora de Programas de Redução de Estresse, promovendo acolhimento, saúde e qualidade de vida.
MBA em MKT e Especialista em STORYTELLING pela ESPM de SP. Bacharel em ADM, com mais de 30 anos de experiência em Vendas de Alto Impacto na Saúde Mental. Atuou nos últimos 25 anos em equipes comerciais de grandes Multinacionais da Indústria Farmacêutica como Lundbeck, Pfizer, Eli Lilly e Libbs. Sob sua responsabilidades a gestão de territórios, em importantes hospitais referência como HC de SP, é outros estados, auxiliando profisisonais da area da saúde, na busca de soluções para as doenças da mente como Depressão, Transtorno Bipolar, Ansiedade, Pânico e Esquizofrenia. Hoje empresária, palestrante e consteladora sistêmica empresarial e familiar, tem como propósito diminuir o índice de suicídio no mundo. E através da sua empresa PRIMORIUM ajuda empresas e empresários a alcançarem resultados maiores através de funcionários com maior saúde mental, atuando com base em Corporate Mental Health. Também escritora best seller no livro em coautoria Quem Manda na Minha Vida Sou Eu. Ed. Literare Books e coordenadora da livro A Coragem de Viver Quem Você é. Ed. Lisboa.
É co-fundador e coordenador de ciência e inovação da Joy Education, edtech do Grupo Proz Educação, professor de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pesquisador no campo das ciências da aprendizagem e professor da pós-graduação em design da Cesar School. Luciano é Lemann Fellow desde 2017, quando foi convidado como professor visitante da Faculdade de Educação da Stanford University através do Centro Lemann para Empreendedorismo e Inovação Educacional no Brasil. Além disso, atua como membro dos conselhos da BETT Brasil e do portal Porvir, associado do movimento Todos pela Educação. Autor de mais de 200 textos em periódicos científicos ou artigos de opinião, já supervisionou cerca de 100 teses de doutorado e dissertações de mestrado, e é co-editor da obra “Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem”. Luciano Meira é bacharel em pedagogia (1985, FAFIRE) Mestre em psicologia cognitiva (1987, UFPE) Ph.D em educação matemática (1991, UC Berkeley).
Possui graduação em Filosofia Pura pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História da Filosofia Contemporânea pela Universidade de São Paulo (1993), DEA em Filosofia Contemporânea - Universite de Paris VIII (1995), doutorado em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado (2000) em Epistemologia pela University of Tel Aviv. Atualmente é Diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular do Centro Universitário Armando Álvares Penteado. Outros vínculos significativos em pós-graduação: Escola Paulista de Medicina, Unifesp, professor e pesquisador convidado (2007) , University of Warsaw, professor convidado (2007), Universität Marburg, professor e pesquisador convidado (2002 e 2003) - Universite de Paris VIII, pesquisador (1994 a 1996) - Universidad de Sevilla, professor convidado (2005) e colunista exclusivo do Jornal Folha de S. Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Política, Comportamento e Mídia.
Profissional entusiasta que derrama sonhos à projetos por meio da Cultura e da Educação, tencionando criar novos designs de experiências inovadoras e disruptivas, tendo por atual foco prática Metodologias Avaliativas, Gestão Educacional, Modelagem de Processos.
Mestrado em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e atualmente está cursando Doutorado na mesma área e programa. É professora de Educação Física nas seguintes instituições: Mediotec SENAC/PE; do curso de graduação em Educação Física da Universidade de Pernambuco (UPE), onde também é coordenadora do curso de Licenciatura, e da Associação Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (ASCES/UNITA). Atua na área da Educação, Lazer, Esporte e Políticas Públicas.
Assistente Social e Mestre em Serviço Social pela UFPE. Doutoranda em Engenharia de Software pela CESAR School. Superintendente de Educação e Inovação do Porto Digital.
Graduada em Lic. em Ciências Biológicas, especialização em Pedagogia e atualmente concluindo a pós-graduaçãoem Metodologias ativas e novas tecnologias para educação. Atuação. Atualmente professora dos anos iniciais e professora de reforço.
Sou mãe, pesquisadora e educadora. Formada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), possuo MBA em Planejamento e Gestão Ambiental (UPE), mestrado em Ecologia (UFRPE) e doutorado também em Ecologia (UFRN), com período de estágio na Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation, Austrália. Minhas pesquisas focam em compreender as relações entre os seres humanos e os recursos naturais, visando à conservação dos recursos naturais, à manutenção dos modos de vida da população e à sustentabilidade dos ecossistemas. Paralelamente, atuo como Analista Ambiental no Sesc PE, desenvolvendo ações de: popularização da ciência sobre meio ambiente em espaços não formais de ensino (Centros de Educação Ambiental e Salas de Ciências do Sesc); formação de professores em Educação Ambiental; e promoção de estratégias sustentáveis de atuação para o meio empresarial.
Possui graduação em Comunicação Social e em Letras Clássicas e Vernáculas. Mestrado em Estudos Comparados de Literatura, pela UFF. Doutorado em Estudos Culturais também pela UFF. Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Pós-doutorado em Narrativas Visuais pela Universidade Clássica de Lisboa e em Estudos Culturais Africanos pela UFRJ. Possui Curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Empreendedorismo pelo Babson Entrepreneurship Program, no Babson College, EUA. Foi Bolsista da CAPES e Coordenadora do Projeto "Implicações do Ambiente no processo de Ensino-Aprendizagem: Estudos sobre escolas Públicas do Complexo do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro”, apoiado pelo OBEDUC/CAPES, no período de 2013 a 2017. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Local da UNISUAM-RJ, entre 2011 e 2016, onde atua como pesquisadora. É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Periferias da Universidade Santa Úrsula-RJ. Desenvolve estudos no âmbito da Economia do Desenvolvimento, da Educação, da cultura e sobre políticas públicas voltadas para a periferia.
Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB, especialista em em Mediação Cultural e Graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela mesma instituição. Atualmente é docente em Regime de dedicação exclusiva do Curso de Artes Visuais do Instituto Federal de Pernambuco. É membro do núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI) do IFPE, pesquisando principalmente os seguintes temas: Mediação Cultural, identidade profissional e dispositivos de Mediação.
Uma entusiasta da vida, apaixonada por projetos inovadores e determinada a alcançar seu primeiro unicórnio. É uma pesquisadora dedicada em Mentoria, Gestão e Comportamento Organizacional, sempre atenta ao que acontece ao seu redor. Com um coração gentil e uma alma leve, casada com Hico, mãe de Guiga e da adorável pet Maia. Seu alicerce é a fé em Deus, e sua filosofia de vida é manter o bom ânimo.
• Mestra em Administração, Inovação e Desenvolvimento;
• Pós-Graduada em Pessoas, Gestão e Comportamento;
• MBA Executivo em Gestão de Varejo;
• Especialização em Docência do Ensino Profissional;
• Especialização em Gestão Educacional no Ambiente Escolar e Não Escolar;
• Bacharela em Administração.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE), com pós-graduação em Marketing. É especialista em políticas públicas de combate à violência urbana, sendo um grande estudioso do modelo de segurança cidadã implantado nas cidades de Bogotá e Medellín, na Colômbia. Já esteve 44 vezes em Medellín, na Colômbia, em viagens de estudo. É Co-autor do livro “As Lições de Bogotá e Medellín”, relato com fatos e fotos, de como essas duas cidades colombianas passaram a ser referências em políticas públicas de cidadania, urbanismo social e prevenção à violência urbana.
É autor do livro "Conexão Recife-Medellin-COMPAZ”, laboratório de boas práticas urbanas, Cidades para a vida, Cidades conectadas, Cidades que se sentem. É um livro que relata boas práticas de urbanismo social em Medellín, Recife e Iztapalapa no México. Recentemente lançou mais um livro “Minha Causa - Trajetória de Murilo Cavalcanti, do cara da noite ao cara do COMPAZ”. Por 11 anos e 3 meses, ocupou o cargo de Secretário de Segurança Cidadã da Cidade do Recife. Atualmente é professor do curso de Pós Graduação de Urbanismo Social do INSPER.
Murilo Cavalcanti é o principal formulador da Rede COMPAZ – Centro Comunitário da Paz, equipamento social de prevenção à violência urbana, urbanismo social e cultura de paz, implantados na cidade do Recife. Atualmente a Rede COMPAZ conta com 5 unidades.
Graduado em Engenharia Mecatrônica pela FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista. Possui mestrado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial, pelo Centro Universitário FEI. Atualmente, é professor no Centro Universitário FIAP e também atua como professor de Iniciação Científica. Além disso, é mentor de projetos na FIAP SCHOOL e Tech Lead do Maker Lab FIAP.
Sou doutor e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Possuo expertise nas áreas de engenharia de qualidade, engenharia de produção, logística e gestão de cadeia de suprimento, análise de alimentos, agroindústria, sistemas de informação e apoio à decisão. Tenho experiência em planejamento e controle da produção, logística de transporte na indústria de alimentos, armazenamentos e sistemas de gestão de produtos perecíveis, sistemas de gestão da qualidade - ISO 9001, terceirização de processos de alimentos, frigoríficos, exportação de carne bovina e sistemas de inocuidade de alimentos - HACCP.
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio pós-doutoral pela mesma instituição; jornalista profissional e psicanalista; docente da Faculdade Senac-PE, da Faculdade Pernambucana de Saúde e do Grupo Ubique.
Mestre em Inovação e Desenvolvimento, área de concentração Administração pelo Centro Universitário dos Guararapes. Especialista em Auditoria Fiscal e Perícia Contábil pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco. Cursando Especialização em Future Thinking: sociedade, tecnologia e mercado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR. Professora nos cursos de Análise e Desenvolvimento de sistemas, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Logística e Gestão Comercial da Faculdade SENAC. De 2019 até 2023 fui Professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação da Faculdade de Integração do Sertão - FIS. Em 2022, estive como Coordenadora de TCC da Faculdade de Integração do Sertão - FIS. Em 2022 fui Tutora EAD nos cursos de Recursos Humanos, Marketing e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação, Tecnologia e Turismo de Olinda - FACOTTUR.
Doutorado em Educação. Especialização em Educação a Distância. Especialização em Inovação e Transformação Digital. Autora do livro Transformando Experiências de Aprendizagem com ChatGPT. Gerente de Qualidade e Inovação do Senac RN. Líder do Comitê Técnico de IA e do Laboratório de Inovação do Senac RN.
Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica (IFPE), Pedagoga e especialista em Docência na Educação Profissional, Gestão Educacional e Psicopedagogia, com MBA em Gestão de Varejo e Serviços.Desde 2009, atua no Senac Pernambuco, promovendo a Educação Profissional e coordenando projetos com foco no Empreendedorismo. Sua trajetória é impulsionada pela convicção no potencial transformador da Educação Empreendedora e sua conexão com a Economia Criativa para a construção de uma sociedade justa e com oportunidades para todos.
Graduado em Administração, com ênfase em Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; instituição onde concluiu Mestrado também em Administração, com ênfase em Gestão da Informação. Desde 2018, é diretor regional do Senac RN e tem se dedicado a estudar sobre os impactos da Transformação Digital no mundo do trabalho e na educação. Ao longo de sua carreira, passou por vários cargos de liderança na Universidade Potiguar, bem como por experiências profissionais no Centro de Tecnologia do Gás –CTGÁS. Também atua com docência do ensino superior desde 2005, tanto em cursos de graduação quanto em cursos de pós-graduação, especialmente nos segmentos de Gestão da Informação e da Tecnologia, Gestão Estratégica e Empreendedorismo.
Graduada em Design pela UFPE, mestranda em design na CESAR.School, responsável por métodos e processos na TDS.Company, habilitadora em strateegia.digital, atuando no mercado de consultoria e habilitação de empresas na transformação digital desde 2020.
Pedagoga e designer em experiências de aprendizagem no CESAR - Centro de inovação e conhecimento, em Recife. Formada pela UFPE, atua há mais de 20 anos em educação corporativa e possui expertise em mentoria profissional, design de experiências de aprendizagem e inovação em educação para o trabalho. É palestrante, mentora e leva sua mente inovativa para todos os lugares.
Bacharel em Gastronomia e Segurança Alimentar (UFRPE), especialista em Docência no Ensino Superior (FACSENAC-PE) e Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFRPE). É professor e coordenador do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia na Faculdade Senac-PE; é membro representante do Departamento Regional Pernambuco no Plano Diretor de Gastronomia do Senac, Pesquisador-observador do OPANES-SENAC (Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste); Coordenador das Arenas Gastronômicas de eventos como Pernambuco Bom de Mesa, Festival Gastrô Shopping Recife, Olinda dá Gosto, Sabor do Campo-Agrinordeste e Cozinha Fenearte. Atua há 14 anos na educação superior em Gastronomia nos componentes curriculares de práticas e produção culinária e integra em seu planejamento pedagógico e atividades educacionais a disrupção dos espaços formais de educação, o uso de ferramentas, recursos digitais e objetos digitais de aprendizagem para o desenvolvimento de trilhas de aprendizagem personalizadas e a integração de conteúdos de mídia digital e cultura pop para o engajamento do protagonismo discente e desenvolvimento da aprendizagem significativa.
Engenheiro da Computação, com especialização em Gestão de Projetos, CEO da Daccord Music- startup de tecnologia musical pernambucana, e Gerente de Educação do Porto Digital, a frente dos programas de formação de capital humano: Embarque Digital e Residência Tecnológica.
É psicólogo, professor visitante da UNICAMP e PUC-RS, consultor em educação e desenvolvimento humano. Com enorme popularidade nas redes sociais por tratar da Psicologia em linguagem acessível e atraente. É autor de cinco livros, consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN, onde tem os quadros semanais " O Divã de Todos Nós". e " Saúde Integral" Como palestrante, viaja pelo mundo abordando as relações interpessoais e o autoconhecimento em eventos do universo corporativo, institucional e educativo. Em 2021, criou a Educa, que proporciona aos alunos, pais e educadores o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Historiador; Pesquisador; Professor; Arte/Educador; Ator; Diretor Teatral; Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, PR; Mestre em Ciências da Educação pela Universidade da Madeira (UMa, em Portugal); Especialista em Ensino das Artes (UFPE); na atualidade é o Gerente de Cultura do Sesc/PE; Coordenador Geral do Congresso Internacional SESC de Arte/ Educação; Coordenador Geral do Festival Palco Giratório e Curador Nacional do Palco Giratório. Publicou: “Circo Social: a experiência da Escola Pernambucana de Circo” Recife: Ed. Autor, Financiado por Funcultura/PE 2011; Teatro de Cultura Popular: uma prática teatral como inovação pedagógica e cultural no Recife (1960-1964), Recife, CEPE, 2017 e Por Uma Pedagogia Brasileira de Teatro de Grupo: irradiações a partir do teatro de cultura popular. Recife: CEPE e SESC, 2022.
Pioneira em cool hunting no Brasil, se dedica a rastrear, ler e digerir o futuro através de palestras, workshops e capacitações, levando conteúdos de inovação, futuro e humanização para inúmeras marcas, organizações e institutições. Foi diretora no Brasil do pioneiro e renomado Future Concept Lab, instituto de Pesquisa de Tendências e Consultoria Estratégica com sede em Milão, Itália. Atuou em inúmeros projetos, palestras e treinamentos para clientes internacionais tais como Illy Caffe, Alessi, Veuve Clicquot, Ferrero Rocher, Trussardi, BMW. No Brasil atuou para Havaianas, H. Stern, Natura, Senai Cetiqt, Grendene, Fiat, Petrobras, Cyrela, BB Mapfre, Unilever, Sebrae, Renner, Locaweb, Neoway, Danone, Unilever, entre outros. Formada em jornalismo pela PUC-SP, tem mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Comunicação de Moda pela Domus Academy, de Milão. É também coach ontológica certificada pela Newfield Network do Chile, membro da ICF, International Coach Federation, atuando em processos de desenvolvimento humano. Fez fomação de desenvolvimento de líderes facilitadores pelo programa Germinar, da associação Comviver. Foi coordenadora do curso de cool-hunting da Escola São Paulo e implementou o curso de cool hunting no IED de São Paulo. É co- autora do Radar da Antifragilidade e professora convidada da Fundação Dom Cabral, facilitando processos de educação executive para lideranças em inúmeras organizações.
Uma designer apaixonada por criar experiências incríveis. Com um mestrado em Design e especialização em ergonomia e gestão da produção de moda, meu trabalho une criatividade e tecnologia para transformar ideias em realidades. Atualmente estou finalizando uma especialização em Design de Artefatos Digitais na Cesar School, com foco em aperfeiçoar práticas, técnicas e metodologias para criar experiências e interfaces digitais mais amigáveis.
Minha jornada começou na indústria de criação e confecção, onde passei oito anos aprendendo e evoluindo. Há dez anos, mergulhei no mundo acadêmico, dedicando-me a pesquisas e ensino em Design, Moda e Tecnologia. Hoje, meus projetos se concentram em tecnologias com foco em interfaces e vestíveis, e ofereço consultorias para empresas e startups, ajudando a moldar o futuro do design com foco em UX/UI, prototipagem e usabilidade.
Além da carreira, sou mãe em aprendizado constante, descobrindo as maravilhas da maternidade. Adoro passar tempo com a família e amigos, explorar novos lugares e conhecer novas pessoas. Sou uma amante dos animais, especialmente da minha cachorrinha Nina, uma vira-lata adotada durante a pandemia. Gosto de filmes, séries e momentos ao ar livre.
Como designer e mãe, meu objetivo é sempre criar experiências marcantes e empáticas para todos os que interagem com meu trabalho.
É pernambucano de Arcoverde e vive em Petrolina - PE desde os seus 12 anos de idade. Tem formação e pós-graduação em Letras, pela Universidade de Pernambuco e foi professor do estado e do Sesc. Atua há 27 anos na TV Grande Rio, afiliada Globo, onde é o jornalista responsável pela coordenação da área de reportagens exibidas na Globo Nacional, e também o responsável pelas séries e reportagens especiais jornalísticas da região sertaneja, exibidas na TV Grande Rio, na TV Globo Recife e na Globo Nacional. Apaixonado pela escrita desde a infância, escreveu e dirigiu inúmeras peças teatrais durante a época escolar, chegando a ser premiado por escrever uma peça sobre o combate às drogas. Além de trabalhar no jornalismo, se dedica à escrita de livros e roteiros para cinema, séries e novelas. Maria Caminhoneira Sertanea e seus contos heroicos, românticos, sertanejos, sua mais nova obra literária está sendo adaptada para roteiro de filme de longa-metragem
Doutor na área de Engenharia Aeroespacial pela UFMG, bacharel e mestre na área de Informática pela PUC Minas, onde leciona, pesquisa e chefia o departamento de Engenharia de Computação. Foi coordenador geral do Centro de Inovação Microsoft-PUC Minas (MIC) durante 10 anos, onde teve a oportunidade de trabalhar com dezenas de projetos inovadores. Colaborou com o Center For Urban and Regional Analysis (CURA) na The Ohio State University (OSU), onde realizou parte de seu doutorado e participou de atividades do NEXTOR II, um consórcio da FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos focado em Pesquisa Operacional na aviação. Seus trabalhos de pesquisa e inovação abordam a aplicação de inteligência artificial, otimização de sistemas e mineração de dados nas áreas de aviação, educação, jogos digitais, saúde e simulação de mosquitos Aedes Aegypti. Entusiasta, cofundador e mentor de diversas startups e programas de aceleração de negócios, realizou estudos e visitas a ecossistemas de inovação e empreendedorismo digital na Ásia, Europa e Estados Unidos. Seu trabalho na inspiração e orientação de estudantes tem resultado em produção técnica relevante e prêmios em competições de Inovação em âmbito Nacional e Internacional.
Advogada, mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (UFPE) e faz parte do corpo técnico da empresa Soul Marcas e Patentes.
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Especialista em Práticas Assertivas em Gestão da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica com habilitação em Gestão e Negócios, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professor da rede municipal de ensino do Recife e da rede estadual de Pernambuco. Atuo na rede estadual de Pernambuco desde 2010, nas modalidades Ensino Médio integrado/Integral e Subsequente, como Professor, Coordenador de Integração Escola-Empresa e Coordenador de Curso Técnico. Como pesquisador, minha dissertação buscou analisar as práticas curriculares desenvolvidas pelos professores da formação geral básica e da formação profissional no contexto do Novo Ensino Médio, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, pautado pelo materialismo histórico-dialético, tendo o trabalho como princípio educativo como eixo integrador.
Pesquisador social e gestor de políticas sociais com mais de 20 anos de experiência na concepção e direção de programas e projetos de desenvolvimento social e inovação. Formado em Antropologia com mestrado em Cidades pela London School of Economics - LSE e em Processos Ambientais Urbanos pela EAFIT. Focado em temas relacionadas com o planejamento estratégico e o desenvolvimento socio econômico sustentável, com ênfase em estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano/rural, inovação social, prevenção da violência e resolução de conflitos.
Doutorando pelo Centro de Informática CIn/UFPE, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é professor da Faculdade SENAC PE e pesquisador / coordenador em projetos P&D ANEEL na In Forma Software S.A.. Experiência em Diretoria de Operações em TI, Gerenciamento de Projetos, Captação e Gestão de Projetos de Inovação, Institucionalização de Processos de Melhoria da Qualidade, Desenvolvimento de Software e Fábrica de Software, Mineração de Dados e/ou Ciência de Dados.
Analista Educacional e Pesquisadora (CESAR)/ Designer de Produtos e Serviços Educacionais (AIBox Lab)/ Consultora Educacional (Cordel).
Bacharel em Psicopedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba(UFPB), Licenciado em Pedagogia, pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestre e Doutor em Educação, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), local onde é professor efetivo do Departamento de Políticas e Gestão da Educação (DPGE), o professor Thiago Santos registra em seu arcabouço o prêmio da Láurea Acadêmica de sua turma de bacharelado, além do Prêmio Jovem Pesquisador da UFPB na área de Ciências Humanas. Há mais de 10 anos, ele vem concentrando seus estudos nas análises das atuações dos Organismos Internacionais no campo da Educação, tendo sua tese de Doutorado sido escrita sobre o tema. Por este e outros motivos, o referido professor é a pessoa certa para nos apresentar o que há de mais atual quando o tema é a OCDE!
Sua formação abrange experiência internacional em educação socioemocional, mestrando pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, especialização em educação pela PUCRS, MBA em Qualidade e Produtividade pela USP, e graduação em Química pela UNESP.
Apaixonado por educar desde a infância, é especialista em educação socioemocional e inovação. Ele dedica seu tempo a projetos socioeducacionais, desempenhando papéis de gestor e professor universitário, e também atua como facilitador em empresas.
Com mais de uma década de experiência em posições de liderança no mercado corporativo, decidiu, há quatro anos, direcionar seus esforços para o desenvolvimento de crianças e jovens, utilizando abordagens inovadoras baseadas em neurociência e práticas socioemocionais. Nessa trajetória, já impactou diretamente mais de 500 vidas, acumulou mais de 1.000 horas de prática docente em desenvolvimento de habilidades socioemocionais, foi instrutor de mais de 50 projetos inovadores e alcançou mais de 50.000 seguidores com seus conteúdos digitais.
Acredita com fervor que todos têm potencial para descobrir seus propósitos e valores, bem como desenvolver a habilidade de aprender a aprender.
• Professor, historiador, escritor, pensador de Politicas Educacionais e Inclusivas.
• Especialista no TEACCH- Treatmentand of Autisticand Related Communication Handicapped Children, Carolina do Norte/ EUA;
• Especialista em ABA e Autismo;
• MBA em Métodos Cognitivos e Aprendizagem Mediada;
• Diretor do Grupo de Pesquisa para a Pessoa da Diversidade Cognitiva- SOP;
• Autor do livro: Tudo Que Eu Faço Tem um Porquê / Crônicas para entender o autismo.
Loirinho de olho azul, com feição de estrangeiro, mas matuto que só a peste, nascido na cidade conhecida como a Princesinha do Agreste, interior de Pernambuco, pelo nome de: Limoeiro. Professor, pesquisador, cientista maluco e formado em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), possui diversas Especializações e Mestrado, disse que nunca mais voltava pra academia e já tá se metendo em um doutorado! Atuou diretamente no Governo do Estado de Pernambuco e nas Prefeituras do Recife e de São Lourenço da Mata! Já prestou consultoria e apoio institucional nas áreas de Cultura e Educação para vários municípios, instituições e empresas de Pernambuco e outros Estados. Então de carregar caixa, limpar chão e assinar documentos, esse "bixim" já fez de tudo um pouco. Poeta, Ator, repentista, compositor e apaixonado pela cultura popular, vive puxando a brasa para as atividades relacionadas às Matrizes do Forró e da Valorização Cultural Nordestina. Suas produções artísticas envolvem apresentações em cerimoniais, reuniões institucionais, auditórios, apresentações, narrações e gravações para programas de rádio, webrádio, teatro, cinema, televisão, webséries, comerciais, vídeos e uma série de registros de seus repentes, cordéis, poesias e textos. Tudo isso associando Cultura e Educação pra ensinar e aprender de maneira inovadora, afinal de contas, como ele mesmo diz: A Vida é melhor quando ela rima, mas se não der pra rimar, a gente faz poesia de todo jeito!
Graduação em andamento em LICENCIATURA EM FÍSICA. INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPUS PESQUEIRA, IFPE, Brasil.
Graduado em Lic. em Ciências Biológicas. Pós-graduando em Metodologias ativas e novas tecnologias para educação. Supervisor editorial, revisor técnico de didáticos e professor.
CEO da Cordel/ Acadêmico em Design (CESAR School) / Jovem Transformador (Ashoka)/ Idealizador (Liderando Amanhã).
Psicóloga, Mestre em Educação e Especialista em Gestão de Pessoas, Viviane Cordeiro é uma apaixonada pela vida, por cachorros e por tudo o que há de novo no desenvolvimento humano. Com uma trajetória marcada pela busca por aprimoramento contínuo, ela combina sua experiência profissional com uma profunda compreensão das nuances da educação e do comportamento humano. Seu interesse particular pela neurodiversidade a levou a aprofundar seus estudos sobre as diferentes formas de aprender e se conectar. Como mãe e profissional, ela busca promover ambientes de aprendizado mais inclusivos e personalizados, onde cada indivíduo possa florescer.
É um estudioso de idiomas e ama as diversas formas de comunicação. Educador há mais de 25 anos acredita que compartilhar, aprender e ensinar são essenciais. Por isso, se interessa muito pelo âmbito afetivo no ensino de idiomas e pelas metodologias ativas. É licenciado em História, Letras e pós-graduado em Linguística Aplicada ao Ensino e também em Metodologia do Ensino a Distância. Atua como professor de inglês e espanhol no Centro de Idiomas Senac - PE e também é tradutor, formador de formadores e autor de livro didático.
Consultor em Tecnologias Educacionais Walter Akio Goya (Integração Tecnológica e Metodologias de Aprendizagem) é Coordenador de Design/Implementação/Integração de Tecnologias Digitais em Sala de Aula e Formador de Professores no TLTL e atua em projetos de educação STEAM+CAi (da sigla em inglês traduzida livremente: Ciências, Tecnologias, Engenharia, Artes e Matemática, + Computação e Inteligência Artificial) em diversos países, incluindo o Brasil. Antes do TLTL, trabalhou como pesquisador, consultor técnico e professor em projetos de extensão universitária e terceiro setor no Brasil, com foco no design e implementação de projetos sociais integrando tecnologia, computação e sustentabilidade. É mestre pelo programa de Instructional Technology & Media, da Faculdade de Educação da Universidade de Columbia, EUA e pelo programa de Engenharia da Computação da Universidade de São Paulo; especialista em Gestão da Aprendizagem pela Universidade Braz Cubas; licenciado em Matemática pela FIAR; e bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Seu trabalho está na intersecção de design de tecnologias educacionais/sequências didáticas, formação de professores em abordagens construcionista/maker/STEM e ensino de computação.