WhatsApp e EducaPE são válvulas de escape na Rede Pública de Ensino

Publicado em: 22, set. 2022

Palestra de Hugo Regis mostrou como aplicativos podem ser bons aliados do EAD.

Durante a pandemia, quando as aulas do Ensino Médio passaram a vigorar no modelo online, mais de 20% dos alunos ficaram sem acesso aos conteúdos ministrados pelos educadores. Nas zonas rurais do País, esse número pulou para 26,8% do total de estudantes do segmento. Diante desta realidade, os professores correram atrás dos meios de comunicação mais utilizados pelos alunos para promover o Ensino a Distância, e a melhor alternativa deu-se pelo uso por meio do WhatsApp, e com a transmissão das aulas no EducaPE.

Segundo o professor de Sociologia, e palestrante desta quinta-feira (23) do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, Hugo Regis, o WhatsApp foi bastante utilizado como plataforma para retirada de dúvidas, entrega e cobrança de atividades e também troca de material. Ele destacou também o uso do EducaPE como plataforma de EAD, para lançar as aulas no YouTube e na TV Pernambuco.

Segundo o docente, uma das principais formas de trabalhar o desenvolvimento educacional na rede pública se dá a partir da presença e do contato cada vez mais próximo com os alunos. “Nada substitui a nossa presença. A maior tecnologia está no olho a olho, em nossa mente. E talvez o primeiro passo para alcançar mudanças consideráveis dentro do âmbito educacional seja restaurando a paixão pela educação por parte dos alunos”, afiançou.

Realização

Apoio