Com o objetivo de discutir os desafios da educação e o uso adequado das novas tecnologias, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE promove o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que este ano chega a sua XIV edição. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções de Pernambuco e tem apoio do Sebrae, Caixa Econômica Federal e Governo Federal. Palestras, oficinas, apresentação cultural, exposição de trabalhos científicos e a entrega do Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação fazem parte da programação.
Abordando como tema “Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento”, o evento contará com a participação de educadores e pesquisadores de vários estados do Brasil. Entre os nomes confirmados estão o professor Silvio Meira, um dos mais renomados do País quando o assunto é inovação e empreendedorismo, e o filósofo Mario Sérgio Cortella, especialista em educação. Ainda haverá palestras dos educadores e escritores Celso Antunes (SP), Hamilton Werneck (RJ), Kátia Smole (SP), Maria Teresa Montoan (SP) e Tiago Aquino (SP). De Pernambuco, Mozart Neves (ex-reitor da UFPE), Fernanda Bérgamo e Luiz Schettini Filho. Também estarão presentes o professor Steven Dubner (EUA) e de Portugal, Domingos Fernandes e o ex-reitor da Universidade de Lisboa, Antônio Nóvoa.
A programação inicia hoje (21) com apresentação e defesa de trabalhos e artigos científicos no Espaço do Conhecimento, coordenado pela Faculdade Senac. A solenidade oficial de abertura do congresso conta com apresentação do artista pernambucano de Ouricuri, Junior Baladeira, que faz rap regional com a temática do sertão e palestra magna de Silvio Meira com o mesmo tema que dá nome ao evento.
As palestras e oficinas serão realizadas a partir do dia 22, sempre nos horários da manhã e da tarde. “O impacto da qualidade do ensino médio no ensino superior – janelas de oportunidades e desafios”, “Criatividade na educação: o papel dos símbolos tradicionais e símbolos virtuais” e “Inclusão escolar e social e as tecnologias que possibilitam a acessibilidade comunicacional e física” estão entre os assuntos debatidos nesta edição. Ao todo, serão ofertadas 25 palestras e 12 oficinas.
O encerramento do evento, no dia 23, ficará por conta do professor Mario Sérgio Cortella, que ministrará palestra com o tema Educação e Tecnologia na Era do Conhecimento.
EMPREENDEDORISMO – Para ampliar o leque de atividades, foi incorporado à programação o Salão de Empreendedorismo, uma feira de exposição e comercialização de produtos e serviços de alta tecnologia, artes e manufaturados, como softwares educacionais; sistemas de ensino; projetos pedagógicos; livros, revistas e periódicos; artesanatos, entre outros.