Cerimônia uniu arte, histórias de transformação e celebração para a grande e aguardada abertura na LDLC Arena, em Lyon.
Foi dada a largada para a maior competição de educação profissional do mundo. A WorldSkills Competition começa seu período de provas nesta quarta-feira, 11, mas antes a organização do torneio promoveu uma grandiosa cerimônia de abertura. Os sete talentos do Senac participaram da tradicional passeata dos competidores junto aos outros profissionais do Brasil que integram a delegação e totalizam uma representatividade em 52 ocupações para o país.
A cerimônia, inclusive, é uma celebração importante visto que a última edição da WorldSkills não seguiu as convencionais tradições de tratar a competição como um evento de grande porte, devido às complicações da Covid-19 no mundo.
Para começar, todos os países entraram na arena para as passeatas. Na sequência, as apresentações artísticas e convidados especiais: os embaixadores do projeto – campeões de outras edições da WorldSkills – que contaram histórias inspiradoras sobre como a WorldSkills tem transformado a vida de milhares de jovens pelo mundo afora.
Shweta Ratanpura, campeã da WorldSkills Kazan 2019 e hoje designer da Microsoft, foi uma das que subiu ao palco da abertura e pediu que os competidores brilhassem e compartilhassem suas habilidades com o mundo!
A inteligência artificial obviamente não ficou de fora e introduziu a grande apresentação artística que serviu como o pontapé final para o lançamento da 47ª edição da WorldSkills. Dançarinas flutuaram no palco e fogos de artifícios digitais deram o tom de comemoração para a abertura.
O Brasil é sinônimo de festa. A tradicional entrada do país, na passeata, teve direito a danças, gritos, músicas e uma dose extra de animação por parte dos competidores. Na saída dos talentos do palco, a torcida do país enaltecia, orgulhosa, a canção que expressa amor e paixão pelo Brasil.
De forma discreta, Emmanuel Macron, presidente da França, esteve presente e permaneceu entre a delegação francesa, sem subir ao palco, mas pegou o microfone e declarou que a 47ª WorldSkills está oficialmente inaugurada. Aos competidores, Macron desejou felicidades durante todo o processo.
Chris Humphries, presidente da WorldSkills, fez uma fala destacando que as habilidades profissionais dos competidores são necessárias para o mundo de fragilidade que enfrentamos nos dias atuais.
“Está claro que as vozes e ações dos nossos jovens são necessárias agora mais do que nunca para enfrentar os desafios que o mundo enfrenta, desde a crise climática até o acesso desigual à educação, desde as desigualdades de gênero até os rápidos avanços na tecnologia”, disse.
As provas da WorldSkills Competition começam nesta terça-feira e todos poderão acompanhar pelas redes sociais do Senac. Fiquem de olho e conheçam os canais pela https://www.senac.br/ws2024.