“Narrativas de Resistência: Vozes Literárias e Sabores Nordestinos” trouxe uma experiência diferente, inserida em uma programação dedicada à inovação e à educação. Neste encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer histórias inspiradoras.
Samuel Britto foi o primeiro a se apresentar, compartilhando as experiências que o motivaram a se tornar escritor. Ele trouxe à tona uma visão poética do sertão, revelando as complexidades e belezas da vida sertaneja, além das lutas diárias enfrentadas por ele e muitos outros. Samuel estava com seu livro “Maria Caminhoneira Sertânia e Seus Contos Heroicos, Românticos, Sertanejos”, que seria lançado logo em seguida. A obra narra a trajetória de uma caminhoneira forte e determinada, simbolizando a coragem do povo sertanejo. “Apesar dos preconceitos e desafios, ela se tornou protagonista de sua própria história, transmitindo a mensagem de que é possível sonhar, perseverar e conquistar.”, explicou Samuel.
O livro compartilha vivências de sertanejos que a protagonista encontrou ao longo de sua jornada. Segundo Samuel, a obra mostrar que o ser humano é o protagonista de sua própria história e que não pode desanimar ao longo da caminhada, assim como Maria caminhoneira, que apesar dos preconceitos e desafios seguiu em frente sem desanimar.
Em seguida, Cris Barros, professora da Faculdade Senac em Pernambuco desde 2010, falou sobre a importância cultural do bolo de noiva. Ela destacou a relevância de valorizar as profissionais desse mercado, essenciais para a preservação das tradições pernambucanas. Para Cris, as boleiras são fundamentais na continuidade de uma tradição que atravessa gerações.
Cris explicou que o bolo de rolo é muito mais do que uma sobremesa típica; é um símbolo da cultura pernambucana. “ Imagina o significado de comer o bolo de rolo com aquele glacê da cana sacarina?”, relembrou. Ela também ressaltou o impacto econômico gerado por essas profissionais, muitas das quais transformaram suas habilidades em uma fonte de renda, contribuindo tanto para a cultura quanto para a economia local. Cris Barros é uma das autoras de “Entre Afetos e Tradições: Vidas Dedicadas ao Bolo de Noiva Pernambucano”, também lançado durante o Congresso, consolidando seu trabalho de pesquisa nas tradições e práticas culinárias de Pernambuco.