Valorização da culinária local é tema de abertura do Na Estrada Caruaru

    PróximoAnterior

    Valorização da culinária local é tema de abertura do Na Estrada Caruaru

    A chef Gi Nacarato abriu a noite com a palestra “A Feira de Caruaru no Prato – Regionalização e Inovação”

    Por que se ater a produtos sofisticados e de outras realidades, se há ingredientes locais que podem se transformar em pratos requintados? Com essa premissa, a chef Gi Nacarato estreou o primeiro dia do evento itinerante “Na Estrada – Abrindo Caminhos para Negócios e Talentos na Gastronomia”, projeto gastronômico do Senac-PE que acontece em parceria com o Sebrae-PE. A palestra de abertura aconteceu no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra, na noite da segunda-feira (20).

    Até quarta-feira (22), serão realizadas palestras e oficinas gratuitas ministradas por chefs renomados, para empreendedores do segmento, todas com o objetivo de celebrar a identidade cultural por meio da culinária, dando oportunidade aos profissionais de se capacitar para impulsionar negócios de maneira sustentável e fortalecer a cadeia produtiva, assim como a economia local.

    Na plateia, estudantes dos cursos de gastronomia do Senac e donos de restaurantes da cidade. Entre os presentes estavam também o diretor regional do Senac-PE, Regivan Dantas, o analista do Sebrae Laudemiro Ferreira, o conselheiro do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE Michel Jean Pinheiro Wanderley e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, Pedro Augusto Cavalcanti.

    Pernambucana que se considera caruaruense por ter chegado à cidade com dois anos de idade e ficado até os vinte e dois, Gi Nacarato compartilhou um pouco de sua história na gastronomia e dos lugares por onde passou para viver experiências gastronômicas, reforçando a importância de valorizar e ter orgulho da comida regional. Para ela, é fundamental olhar para elementos do cotidiano com outra visão.

    “Muitas vezes ao pensar em comida ‘requintada’, não pensamos na comida regional, não olhamos para nossa comida. Quando vemos “ouro” todo dia, muitas vezes esquecemos do seu valor. Acredito que revolução é local. É olhar para as pessoas que fazer parte da nossa cidade, da nossa região, e entender que elas são o nosso capital social e são nosso tesouro. Viajando pelo mundo, vi que cada um dos chefs o estavam conquistando falando de si mesmos, valorizando suas raízes”, ressaltou a chef.

    O diretor regional do Senac-PE, Regivan Dantas, destacou que o “Na Estrada” reforça o compromisso da instituição com a formação de novos profissionais para o segmento de gastronomia. “Temos um know-how de muitos anos, com um restaurante-escola com mais de 50 anos de atuação. Eventos como este fortalecem o nosso trabalho de interiorizar a formação profissional, a qualificação, preparar as pessoas para o mercado de trabalho. Nós temos atuado muito no segmento do Turismo e a gastronomia é de extrema relevância nesse setor”.

     

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar