Unidades do Senac participam da Semana do Meio Ambiente - Senac Pernambuco

Unidades do Senac participam da Semana do Meio Ambiente

PróximoAnterior

Unidades do Senac participam da Semana do Meio Ambiente

As unidades do Senac em Petrolina, Caruaru e no Recife realizaram, de 06 a 10 de junho, diversas ações dentro da Semana do Meio Ambiente, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho. Oficinas, palestras e show de talentos fizeram parte da programação.

Em Petrolina, a unidade do Senac reforçou a campanha com o slogan Eu  amo, Eu cuido, Eu educo. Os alunos dos cursos de Aprendizagem, Recepcionista e Enfermagem, junto com a coordenação pedagógica e educadores, participaram das atividades. No dia 06/06, foi exibido o filme Lixo Extraordinário, com sessões nos horários da manhã, tarde e noite. Já no dia 07/06, o bazar solidário promoveu a venda de roupas e utensílios, com renda revertida para a compra de itens de higiene pessoal para a casa de idosos Cantinho do Aconchego.

Um show de talentos com músicas, poesias, cordel e teatro, abordando cuidados com o meio ambiente e a prevenção de doenças, além da encenação da peça teatral Xó Dengue, sai Zika, desaparece Chikungunya agitou o dia 08/06.

Para divulgar a importância da coleta seletiva, um mutirão recolheu, no dia 09/06, o lixo nas margens do rio São Francisco. Em seguida, os alunos participaram de um bate papo sobre educação ambiental que recebeu o nome Quando todos cooperam, o mundo fica mais limpo.

No dia 10/06, a palestra Plante educação, colha um futuro, com a engenheira ambiental Daniele Amorim, que atua no projeto de extensão sobre sustentabilidade em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, encerrou a programação da unidade.

Em Caruaru, as atividades foram realizadas no dia 08 e contaram com a participação de colabores e alunos. As palestras e oficinas foram específicas para cada segmento. Os alunos dos cursos de Beleza aprenderam sobre o descarte seguro e consciente dos materiais de salão de beleza; os de Saúde receberam informações sobre resíduos de lixo hospitalar, como se dá o descarte e quais os perigos que eles podem causar; os estudantes do eixo de Moda foram instruídos sobre a customização de peças do vestuário e realizaram uma exposição.

No Recife, os alunos do curso de Cozinheiro também fizeram parte da Semana do Meio Ambiente. No Garde Manger, etapa inicial do curso, os estudantes recebem aulas, com a instrução do Chef Antônio Medeiros, sobre comidas frias, cortes de vegetais e aprendem a reaproveitar aquilo que parece ser lixo. Como de costume, celebraram o encerramento desta etapa com exposição de peças produzidas pelos próprios alunos a partir de material reciclável. No dia 10/6, os 18 futuros cozinheiros mostraram seus trabalhos e fizeram distribuição de mudas de plantas.

A aluna Camencita Fernandes tem o reaproveitamento como lição. “Aqui a gente aprende, na cozinha educação, a selecionar os objetos e dar o direcionamento adequado a cada um. Isso ficou muito forte para nós: tudo pode ser reaproveitado”, disse. Além de sustentável, a iniciativa é social, pois todas as peças expostas foram doadas ao Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP).

Encerrando as atividades, a palestraAlimentos orgânicos: alimentação saudável, com a nutricionista do Senac, Helen Lima, mostrou alternativas para uma boa alimentação e deu várias dicas sobre os benefícios da ingestão dos orgânicos no cotidiano. Ela também advertiu sobre o número alarmante de agrotóxicos nos alimentos da população brasileira. “Hoje, 64% dos alimentos que consumimos têm agrotóxicos, muitas vezes em quantidades inadequadas. Os adultos ingerem uma média de cinco litros de agrotóxicos a cada ano”, disse.

Durante a apresentação, a nutricionista ressaltou a utilização dos alimentos integralmente, usando todas as partes que normalmente são desprezados. “Podemos usar cascas, talos, sementes porque são extremamente ricos em fibras, minerais e vitaminas”, explicou. Fazer hortas em casa e substituir as “calorias vazias” por produtos naturais foram outras sugestões da profissional.

PróximoAnterior

Accessibility Toolbar