Um “mói” de artigos e relatos cheios de sabedoria e experiências

    PróximoAnterior
    Um “mói” de artigos e relatos cheios de sabedoria e experiências

    Um “mói” de artigos e relatos cheios de sabedoria e experiências

    Lançado durante o Encontro Pedagógico, o “Mói de Sabedoria” é um livro digital que reúne artigos, relatos de experiência, fotografias, ilustrações e poemas de colaboradores do Senac Pernambuco e artistas convidados, como Beto Brito e Toinho Mendes. As produções foram desenvolvidas a partir de situações reais dentro da instituição e foram divididas em dois volumes. Os trabalhos ilustram o potencial criativo dos profissionais de várias unidades educacionais da instituição.

    Ao todo, os dois livros reúnem 43 textos e 196 participantes. A produção conta com um cordel da colaboradora Sônia Ferreira, da unidade de Serra Talhada, e ilustrações de Marcondes Batista e Sanderson Alves, além de fotografias de Társio Alves e Élvio Santos, instrutores da UEP-Recife. “Muito mais do que um repositório, os e-books estão em consonância com as transformações educacionais e estruturais que incidem sobre o Senac Pernambuco, além dos desafios ocasionados pela pandemia da Covid-19”, analisa o diretor de Educação Profissional, Eliézio Silva.

    Na seleção do conteúdo, dois trabalhos obtiveram nota máxima e foram premiados com visita à sede da Fábrica da Criatividade, após a pandemia. Um deles foi da docente da Faculdade Senac Danylla Ibrahim, intitulado “Práticas e saberes docentes no Ensino Remoto Emergencial: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior de Pernambuco durante a pandemia de Covid-19”. A temática surgiu a partir da necessidade de compreender as primeiras reações dos docentes diante do ensino remoto emergencial. “Como o estudo foi feito logo nos primeiros dias de suspensão das aulas presenciais, penso que a sua principal importância é demonstrar o impacto direto e imediato da pandemia de covid-19 na realidade dos professores”.

    O trabalho “Uso de Paradidáticos no Ensino de Idiomas” também foi premiado, por alcançar a máxima pontuação na categoria Relatos de Experiência. De autoria dos professores da UIS Maria do Bom Parto Ferreira das Neves e Paulo Roberto Barbosa Pereira, o projeto apresentou a vivência em sala de aula a partir do uso de livros paradidáticos no ensino de Língua Inglesa.

    Há dois anos trabalhando nesse projeto, os instrutores de Idiomas ficaram muito felizes em terem seu trabalho reconhecido e premiado. Maria do Bom Parto explica que precisava de algo que deixasse os alunos envolvidos com o livro, de forma que marcasse suas vidas, e foi dessa inquietação que surgiu o projeto. “Selecionamos livros que trouxessem uma marca, que apresentassem não somente um enredo envolvente, mas que os fizessem refletir”. E segundo ela, a resposta foi surpreendente, resultando em vídeosblogs e podcasts. Seu parceiro de projeto, Paulo Roberto, diz que foi emocionante ter sido selecionado. “Lá no fundo, até tinha uma esperança. Não esperava ganhar nenhum prêmio. Mas, ir para a Fábrica da Criatividade superou as expectativas. Estou muito animado”.

    Ficou curioso? Você pode conferir os livros do Mói de Sabedoria através do link.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar