Turmas de Aprendizagem do Recife comemoram encerramento dos Projetos Integradores

    PróximoAnterior

    Turmas de Aprendizagem do Recife comemoram encerramento dos Projetos Integradores

    Por meio do Programa de Aprendizagem, o Senac prepara jovens para o mercado de trabalho em diversas áreas e na última quinta-feira (27/7), oito turmas, sendo duas de Supermercado, quatro de Administração e duas de Vendas, concluíram a etapa das aulas, com Projetos Integradores, e partem agora para fase de atuação na empresa. Para marcar essa transição, 372 alunos participaram do Festival Curta 2017. Cada turma teve dois oradores que apresentaram o projeto de conclusão desenvolvido pela equipe e, em seguida, era exibido o curta produzido por eles mesmos.

    Os alunos se reuniram para prestigiar os demais

    Dentro do projeto, os estudantes criaram programas para melhorar os serviços oferecidos ao cliente. Um deles, feito por uma das turmas de Supermercado, foi um aplicativo com foco na sustentabilidade. Nele, a pessoa faz um cadastro online, recebe um cartão de crédito em casa e depois pode ir ao supermercado para recarregá-lo. Na loja, o cliente vai usar uma máquina para colocar garrafas pet e pilhas. Cada objeto reciclável vale uma quantidade específica de pontos e cada ponto equivale a R$ 0,50. Após a recarga, o crédito pode ser utilizado em compras no próprio estabelecimento.

    Já um dos grupos de Administração apresentou o CAT 123, uma central de atendimento e marcação de consultas online que visa garantir maior comodidade a idosos, pessoas com Síndrome de Down, do espectro autista e com deficiência. O aplicativo pretende agilizar o serviço em postos de saúde e evitar que elas precisem passar horas esperando para serem atendidas. Através do recurso, o paciente agenda sua consulta e vai ter uma pulseira de identificação única, como um RG. Ela servirá para todos os atendimentos futuros.

    As duplas de alunos apresentaram os trabalhos

    Brenda Silva, uma das oradoras da turma, viu a experiência como uma superação. “Para fazer o trabalho foi muito tranquilo, porque nós tivemos reuniões e conversamos bastante, mas na hora de apresentar eu fiquei muito nervosa. Apesar disso, gostei. Superou as minhas expectativas, porque me ajudou a vencer o medo de falar em público”, disse.

    Outro projeto, este de uma das equipes de Vendas, foi o RR (Reposição Rápida), direcionado para a reposição eficaz de produtos nas prateleiras das lojas. O app mapeia os produtos e sinaliza a quantidade de cada um para que os funcionários façam o abastecimento. Wesley Lima, um dos estudantes da turma, falou sobre a dedicação ao projeto: “realmente foi um grande desafio, porque minha turma tem 40 alunos e foram 10 minutos (do curta) que tomaram um mês inteiro da gente. Foi algo desafiador, mas muito gratificante no final”.

    A instrutora dos cursos de Supermercado e Vendas, Conceição Praxedes, destacou o desenvolvimento dos alunos e a importância dos trabalhos. “A gente vê o envolvimento deles para vivenciar a prática de tudo que foi ensinado, tentando trazer tudo que foi visto em sala de aula para a realidade deles”, e continuou: “a ideia é a gente, instrutores, não interfira diretamente em nada. Só orientamos pra que possam pensar em todo o projeto”, concluiu.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar