“Educação que transforma pessoas, pessoas que transformam o mundo”. Este foi o tema do Encontro Pedagógico do Senac. O evento durou três dias e contou com a participação efetiva de instrutores, professores, diretores, gerentes e coordenadores pedagógicos, que avaliaram muito bem a ação, as palestras e workshops. Quem fez a alegria do encontro, na abertura e encerramento, foi o mestre de cerimonias e animador Toinho Mendes, cheio de brincadeiras e frases rimadas.
O Encontro deu um banho de inspiração nos colaboradores que, logo no primeiro dia, tiveram o prestígio de conhecer Sebastião Ribeiro, mais conhecido como Zumbi, da cidade de Cubatão (SP). Zumbi é daquelas pessoas que tem uma história de transformação social que fazem a gente repensar os problemas. Nascido no Nordeste, negro, pobre, de comunidade e sem “instrução” até os 12 anos, “correu” atrás do sonho de estudar e de mudar a realidade da sua comunidade às margens de manguezais, o bairro de Vila Esperança. Aprendeu a ler e escrever, trabalhou como vendedor ambulante de água mineral, virou líder comunitário e, aos 43 anos, estudou Direito e tirou a OAB. Hoje, continua lutando pela comunidade: é secretário de Assistência Social de Cubatão. Ele falou um pouco de sua vida, suas experiências e sua luta por acreditar no poder da força de vontade e da educação, deixando a todos emocionados.
Alegria – O último dia contou com a participação de Luciano Pontes e Juliana Almeida, do projeto Doutores da Alegria. Eles se vestiram de palhaço, divertiram a plateia e falaram um pouco sobre a instituição, os propósitos, a origem do trabalho e como fazer doação para que o projeto continue.
Quem gostou muito da palestra de Zumbi foi a coordenadora Pedagógica do Senac Petrolina, Flaviana Vital, que diz que o encontro deste ano foi surpreendente. “Zumbi trouxe sua experiência e mostrou que o pouco pode se transformar em muito. Ele mostrou que nós podemos fazer muito, mas é preciso ter boa vontade e pensamento positivo o tempo todo. No decorrer das oficinas percebemos que a criatividade, a transformação, persistência e foco mudam nossa postura profissional. Obviamente, o resultado disso tudo vai se trazer resultados: aulas melhores, maior captação de alunos e o nosso fazer profissional cada vez melhor. O Senac está de parabéns”, diz muito entusiasmada Flaviana.
O instrutor do Programa de Aprendizagem, Mauro Miranda, ressalta que este ano o encontro veio com tudo, foi um grande diferencial e marcou a história do Senac. “As oficinas que foram apresentadas nos levaram a ver que temos que ser criativos, inovadores perseverantes, com os pés no chão e partir para colocar em pratica toda nossa sabedoria. Sem esquecer a compreensão e a união de todos. Que venham encontros outros ainda melhores, porque esse foi o pontapé para o aprimoramento”.
O diretor de Educação Profissional, Eliézio Silva, à frente do evento, comenta que o objetivo do encontro deste ano foi levar reflexão não somente para os docentes, mas a toda a equipe. “Queremos ver, em cada um de nós, a responsabilidade que temos de transformar o mundo em que vivemos. Esse mundo que foi trabalhado no evento, não é um mundo macro, é um mundo micro, em que estamos inseridos naquele momento. Pode ser a minha sala de aula, de trabalho, minha casa, ou meu aluno. Todos os workshops e discussões giraram em torno disso: o que eu posso fazer para ser transformado enquanto pessoas e que essa transformação não fique só em mim. Contagie e transforme o outro. Nosso pessoal está pronto para isso”.
Na noite do último dia do evento, foi a vez da equipe da Faculdade Senac se reunir. A diretora da Faculdade Senac, Terezinha Ferraz, destaca que houve uma integração total da Faculdade com o encontro promovido pelo Senac como um todo e fala sobre o novo prédio da Faculdade Senac. Ela comenta sobre o encontro com os docentes do ensino superior na ocasião. “Este é um momento muito peculiar, porque estamos vivendo uma nova experiência que é ocupar uma nova sede, com novo reposicionamento frente às demandas de mercado. Os professores precisam estar cientes sobre as reestruturações que ocorreram dentro da instituição, discutir propostas para o semestre letivo e, ao mesmo tempo, unir esforços. A ideia é sensibilizar a todos, para que se envolvam e se comprometam com o novo projeto, o novo portfolio, as novas programações. Tudo isso para que a Faculdade possa também ocupar seu espaço diante das necessidades da educação superior”, destaca.