A segunda etapa do II Circuito de Tecnologias Senac em Recife aconteceu no último sábado (18/11), no Portomídia, espaço do Porto Digital, com palestras e talk show voltados ao universo de jogos e das culturas nerd e geek, apresentações de jogos produzidos na Game Jam Senac e um pocket show com a Banda Ogro Nerd.
Quem abriu o evento foi o CEO e fundador da Daisu Games, empresa desenvolvedora de jogos, Harry Florêncio, com a palestra “Jogos: a brincadeira mais séria do mundo”, onde foi abordada uma visão geral do mercado de jogos e um pouco da história dos games, que teve início há 45 anos. “Os games como conhecemos hoje surgiram por volta de 1972. No Brasil ainda é um mercado relativamente novo. Em Recife, ainda temos poucas empresas estabelecidas na área de jogos”.
Na sequência, o game designer da Manifesto Games Pietro Amaral explanou sobre o tema “Jogos e Transmídia: contando histórias em diversas plataformas”. Segundo Pietro, os jogos não são uma mídia ou atividade única, eles podem se utilizar da transmídia para contar histórias em outras plataformas. “É possível expandir universos, e os jogos são as melhores ferramentas. Dá para aprender sem precisar seguir a velha fórmula livro-professor. Você pode passar seu conhecimento e até mesmo estudar ou conversar fazendo uso da transmídia. Na Manifesto Games já fazemos uso de uma plataforma chamada Gepetto, que é bem isso, voltada para os jogos educacionais”.
Logo depois, participantes da Game Jam apresentaram os sete jogos que foram elaborados durante o fim de semana anterior, mostrando as especificidades e peculiaridades de cada jogo com base no tema “Evolução”, com personagens em busca de salvação de suas almas ou de evolução física das espécies, incluindo o folclore local, como o Papa Figo ou diabinhos e almas penadas.
Em seguida, o talk show (no destaque) mediado pelo youtuber Rafael Araújo, debateu junto com Alex Rodrigues e Everaldo Neto da Diorama e os instrutores do Senac Mitchell Oliveira e Sidney Inácio sobre “O mercado brasileiro de games e a competitividade mundial: tendências e inovações”. Alex e Everaldo expuseram um pouco de suas formações, experiências e as dificuldades do mercado de games. Deram algumas dicas para os jovens que tem interesse em se inserir no mercado e a busca constante pela pesquisa e capacitação. Ambos mostraram um pouco do trabalho que é feito na Diorama.
Por fim, fechando o evento, a banda Ogro Nerd fez um pocket show apresentando repertório formado por clássicos dos games e das trilhas sonoras de animes.