Foram mais de 30 atividades, que reuniram 286 educadores de mais de 17 municípios da região.
Chegou ao final o primeiro Summit Senac em Petrolina. O evento, realizado nos dias 21 e 22/08, na unidade do Senac, reuniu 286 participantes de mais de 17 municípios da região, entre educadores, gestores escolares e outros profissionais da área. Foram mais de 30 atividades, que abordaram temas como usos da Inteligência Artificial na elaboração de planos de aula, experiências práticas para o ensino de ciências, empreendedorismo e tantos outros.
“Espero que todos vocês tenham aproveitado essas palestras e oficinas para melhorar o seu fazer educacional. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac são entidades privadas, mantidas com recursos das empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e estamos aqui para servir”, disse o presidente do Sistema, Bernardo Peixoto.
Como última palestrante do evento, a desenhadora de ideias Phaedra Brasil abordou a criatividade para a inovação. Ela também defendeu a necessidade de aprender a errar. “Fomos ensinados a vida toda a não errar. Como poderemos inovar se não podemos errar?”. No contexto em que a Inteligência Artificial passa a ser uma realidade, ela traz a importância da história de cada pessoa, que ela chama de tecido de memórias, para a inovação. “A inteligência está em todos nós. A gente não precisa de IA, mas ela pode nos ajudar”.
No último dia do evento, também foram conhecidos os vencedores da Ideathon do Summit, maratona para o desenvolvimento de ideias inovadoras. Em primeiro lugar, ficou o grupo Educagames, formado pelos alunos Leticia Batista, Clara Gomes, Kevyn Araújo e Lucas de Almeida, que propôs um aplicativo para apresentar conhecimentos de uma maneira não tradicional. Eles ganharam curso de Inglês e mentoria.
Já o grupo Recicla Petrolina, com os alunos Luiz Gustavo Pereira, André Cavalcanti, Ana Cecília de Souza e Alessandra dos Santos, sugeriu um portal para conectar empresas que produzem lixo a empresas que coletam. O grupo recebeu uma mentoria. Em 3º lugar, o Revolução no Saneamento, formado por Gustavo Felix, David Vila Nova e André Rodrigues, pensou em um dispositivo com sensor que mede o nível do esgoto para notificar a companhia na iminência de transbordo. Eles, assim como os demais grupos, ganharam a inscrição do Statup Way, evento promovido pela incubadora do Senac, a i.de.i.a.S.
Também na data de hoje, houve a exposição ADM em Rodas, resultado do projeto integrador da turma de Serviços Administrativos do Programa de Aprendizagem do Senac.
Prestigiaram o evento o Secretário Nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, o vice-presidente da Fecomércio, Joaquim de Castro, a diretora executiva da Fecomércio-PE, Cleide Pimentel, o diretor regional do Senac, Regivan Dantas, além de diversos secretários de Educação de municípios da região.