Summit Senac 2024 promove experiências culturais e tecnológicas

    PróximoAnterior
    Summit Senac 2024 promove experiências culturais e tecnológicas

    Summit Senac 2024 promove experiências culturais e tecnológicas

    Evento começou em Caruaru e segue para o Sertão

    Movimentação intensa nas atividades do último dia do Summit Senac 2024: Inovação Transversal na Educação em Caruaru. O evento tem várias atividades paralelas como experimentações, rodas de conversa e apresentações culturais. Como elas têm um tempo curto de duração, é possível que as pessoas inscritas participem de mais de uma atividade. Depois de Caruaru, o Summit segue para Petrolina em junho e, em julho, chega a Serra Talhada.

    A programação contempla, estudantes, professores e gestores educacionais. Pela manhã, os estudantes do ensino médio participaram do Ideathon, uma competição para criar soluções para problemas relacionados a três temas: educação, meio ambiente e inovação. No laboratório de redes, professores e gestores conheceram ferramentas de Inteligência Artificial (IA) que podem ser usadas para otimizar o trabalho do professor. “Eu uso o ChatGPT em sala de aula e digo ao aluno que, se ele me apresentar material copiado, o próprio ChatGPT vai me mostrar”, explicou Thalyta Roberta, professora do Senac e facilitadora da atividade.

    Na cozinha didática foi feita uma viagem ao mundo através de uma experiência olfativa. Os participantes foram convidados a sentir o cheiro de algumas especiarias e conheciam detalhes sobre a cultura do país de onde elas eram originárias. O professor Jonas Cavalcanti também quebrou o mito do rigor no uso de temperos, pois ele é fruto de tradições culturais. “O uso de temperos em pratos salgados ou doces é cultural. A gente estabelece padrões culturais. Manjericão, por exemplo, usamos para pratos salgados, no molho branco. Mas, o sorvete de manjericão é perfeito com geleia de frutas vermelhas”, exemplificou o professor que conduziu a experiência.

    Livro – A emoção tomou conta da biblioteca do Senac na manhã desta sexta (10) com o lançamento do livro “Histórias de Eduardo”. O estudante do segundo ano do Ensino Médio integrado ao Técnico, do Senac em Caruaru (Mediotec), é autista e conta, no livro, experiências vivenciadas em seus 17 anos de idade.

    O lançamento do livro reuniu professores e profissionais que acompanharam e acompanham Eduardo em sua trajetória de conhecimento. Para os pais, foi um momento de muita felicidade e gratidão. “Agradecer ao acolhimento dado ao meu filho. Quando se trata de minha preciosidade, eu tenho muito medo. Mas ele ama o Senac e às vezes acho que ele queria morar aqui”, disse Maria Bernadete de Oliveira, mãe de Eduardo.

    Para Eliézio Silva, diretor de Educação Profissional do Senac Pernambuco, a gratidão dos pais de Eduardo reflete o trabalho da equipe do Senac e disse que Eduardo não vai deixar o Senac nem tão cedo, porque “ele vai terminar o ensino médio, depois vai fazer graduação, pós-graduação e, quem sabe, não irá trabalhar conosco”, avisou.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar