Equipes passarão por capacitações e mentorias, com possibilidade de networking com o mercado
Quatro startups apoiadas pela Incubadora para o Desenvolvimento de Inovação e Aceleração do Senac (i.de.i.a.S.) foram selecionadas para participar do programa Fast Motion, promovido pelo Sebrae-PE. A Apé, Ecopass, Passou Encontrou e PredView Analytics foram aprovadas entre 88 inscritos e agora participarão de workshops, rodadas de mentoria e Demodays, aprimorando suas habilidades e estratégias de mercado.
Com foco em negócios pernambucanos, o Fast Motion é uma plataforma de serviços que visa auxiliar empreendedores de startups em estágio inicial que já possuem um produto ou serviço em fase de validação com o mercado (Product/Market Fit). O programa possibilita capacitações, mentorias e a possibilidade de networking. A ideia é gerar o crescimento rápido das soluções e tracionar negócios inovadores de forma sustentável.
Segundo o professor de Tecnologia e Gestão da Faculdade Senac Pernambuco e coordenador da i.de.i.a.S, André Silva, a incubadora tem dado todo o suporte necessário às startups, realizando mentorias com o intuito de prepará-las para o Fast Motion. “Esse programa de aceleração fornecerá a capacitação necessária para que elas validem e escalem suas soluções no mercado. Estamos confiantes de que essa experiência será transformadora para todos os envolvidos”, destaca o professor.
Juliane Reis, uma das sócias da Apé, diz que está empolgada e motivada para participar do programa do Sebrae. “Havíamos tentado na edição anterior, mas como um dos critérios é estar com o produto rodando, ou seja, em validação no mercado, não conseguimos a vaga. Continuamos trabalhando no projeto e dessa vez entramos. É muito gratificante saber que enfrentamos 88 startups pernambucanas e fazemos parte do time das soluções mais inovadoras”, afirma.
O projeto que a Apé desenvolve é o Sabor&Ando, um aplicativo que conecta pessoas às suas raízes culinárias e histórias ancestrais. Com a entrada para o programa Fast Motion, Juliane diz que espera aprender muito sobre gestão e liderança ágil, capital e mercado. “Uma das nossas principais expectativas é o contato direto com investidores e agentes da área de tecnologia e turismo. Queremos tirar o máximo aprendizado de quem já tem experiência no ramo”, conta.
Quem também está entusiasmada com essa oportunidade é a equipe da startup PredView Analytics. “Estamos extremamente felizes e gratos em saber que fomos selecionados. A gente acredita que isso é um reconhecimento do trabalho que realizamos desde o início. É mais um passo no sentido de consolidar a PredView no ecossistema de inovação de Pernambuco”, declara Alessandro Barbosa, um dos integrantes da startup. “Enxergamos isso como uma grande oportunidade para acelerar o nosso crescimento, impactando de forma positiva o mercado de gestão à vista empresarial”, completa.
Lançada em abril, a i.de.i.a.S. é fruto do PRINTS, o Programa de Inovação e Tecnologia do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O objetivo da i.de.i.a.S. é fomentar empreendimentos de base tecnológica nas áreas de atuação do Senac PE, acompanhando sempre as reais necessidades do mercado. O primeiro edital para incubar startups saiu ainda em abril, com dez empresas sendo selecionadas. O ciclo de incubação vai durar 24 meses. Mais informações sobre a i.de.i.a.S. estão disponíveis no site www.pe.senac.br/i-de-i-a-s/