Solenidade marca encerramento para jovens do Programa de Aprendizagem do Senac
Há tempo de plantar e colher as sementes de flores para o futuro. Foi essa a mensagem passada pela gerente da Unidade de Educação Profissional do Recife, Viviane Cordeiro, aos mais de 200 estudantes que estiveram presentes na Solenidade de Conclusão das Turmas do Programa de Aprendizagem do Senac, no auditório Roberto Regnier, no dia 11/04. Foi um momento de muita alegria e encerramento de ciclo para os jovens aprendizes que agora estão aptos ao mercado de trabalho. Além dos alunos e seus familiares, o evento contou com a presença de empresas, Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, diretores, gerentes, coordenadores e instrutores do Senac.
Ao todo, 520 estudantes dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas, Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Importação e Exportação e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercado, concluíram o Programa que tem duração de 1.100h, aproximadamente, treze meses entre teoria e prática.
Muito entusiasmada, a gerente da UEP Recife, Viviane Cordeiro, comenta que as turmas de aprendizagem são, realmente, um diferencial no Senac. “Para a gente, é muito importante ver essa mudança na vida dessas pessoas, de dar chance delas se inserirem no mercado de trabalho com qualificação. Durante todo o programa os jovens são preparados, tanto no âmbito comportamental, quanto no técnico. Sem falar que é gratificante ver o retorno das empresas com relação ao programa, seja na empregabilidade ou no reconhecimento do Senac como selo de qualidade”.
O jovem Arthur Mendes, 19 anos, do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, estava mais do que satisfeito. Ele foi um dos que já saíram contratados pela Maravilha Motos – A casa da Honda. Segundo ele, antes de entrar no Senac, era sem rumo, nem direção. “Eu tinha uma mente muito fechada para os negócios e o curso ampliou minha visão. Aqui a gente aprende até como se comportar dentro de uma empresa, a lidar com gerência e diretoria, como é o meu caso, que lido diretamente com eles. O Programa proporcionou uma mudança de postura e competência em minha vida”. E ele completa: “Se antes eu não sabia o que fazer, hoje eu sei o que quero: irei cursar faculdade de Administração e futuramente abrir meu próprio negócio”. Arthur destaca que a melhor ajuda que uma pessoa pode dar a outra é a oportunidade de trabalho, pois através dele é possível alcançar objetivos e conquistar sonhos com o suor do seu trabalho.
Já Lucas Gomes, de 18 anos, ainda não fechou contrato com nenhuma empresa, mas sente-se bem mais preparado profissionalmente. Ele faz graduação em História, na Universidade Federal Rural de Pernambuco e, hoje, acredita que tem mais uma opção para entrar no mercado. “A experiência foi bem proveitosa, pois pude adquirir novos conhecimentos. O Senac foi de suma importância em minha vida, pois moldou meu ‘eu’ profissional. Foi a base para que eu tenha uma carreira bem-sucedida e dê o pontapé inicial. Acredito que, se não fosse o Senac, eu não teria como conseguir uma carreira promissora”, ressalta.
A supervisora de Recursos Humanos da Ferreira Costa, Michele Oliveira, acredita na parceria com o Senac porque sabe que os ensinamentos ultrapassam a sala de aula. “O acompanhamento aos meninos é muito bom, principalmente, quando eles estão no período de prática. A gente percebe bem que os estudantes colocam em prática todo o conteúdo aprendido na teoria. Como empresa, temos a obrigação social de receber estes jovens de braços abertos, não só por conta da legislação, mas para a inserção deles no mercado profissional”.
A auditora Fiscal da Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, Simone Brasil, avalia que o Senac tem um trabalho de excelência na formação de jovens aprendizes. “É uma parceria antiga, que já vem desde o ano 2000. A gente sempre recomenda às empresas que procurem primeiro o Senac, pois acreditamos na qualidade, no trabalho e no comprometimento junto aos jovens. Os aprendizes saem daqui, realmente, muito melhores”, finaliza.