Para marcar a data foi realizada uma palestra sobre etiqueta pessoal e etiqueta à mesa
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE promoveu, na manhã desta terça-feira (8/3), uma palestra sobre etiqueta pessoal e etiqueta à mesa, com a consultora Vanda Didier, no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro. O encontro foi uma oportunidade de trocar de experiências e conhecimentos entre as mulheres do sistema a respeito de como se portar em diversas situações do cotidiano, como em jantares formais, cumprimentar autoridades, receber visitas e até aplaudir.
A diretora regional do Senac, Valéria Peregrino, destacou a importância da data. “A mulher cumpre um papel fundamental na sociedade. Somos guerreiras no mercado de trabalho e no cuidado com a família. E hoje o Sistema Fecomércio-PE, em nome do professor Josias Albuquerque, quer homenagear cada mulher que faz partes do Sistema Fecomércio-PE”, destacou.
De acordo com Vanda Didier, a etiqueta faz parte do comportamento cultural do ser humano e não deve ser visto com algo supérfluo. “Se portar bem é uma maneira de respeitar o outro e, principalmente, respeitar a si”, destacou. Um dos pontos destacados durante a palestra foi a pontualidade. Para a consultora, atrasar-se em eventos, em especial, os que envolvam refeições é um desrespeito com o anfitrião. “Essa história de horário brasileiro não existe. O atraso atrapalha todo o andamento do evento. É uma falta de respeito com quem convida e para quem recebe não é de bom tom aguardar os atrasados pois também é desrespeitoso com quem chegou no horário”, explicou.
Para se portar à mesa, Vanda Didier demonstrou várias situações da rotina, que nem sempre sabemos como lidar. Um exemplo é o uso dos guardanapos. “Se observarmos sempre são oferecidos os guardanapos de tecido e o de papel. O de papel serve justamente para tirarmos o excesso de batom e o de pano para limparmos e enxugarmos a boca”, detalhou. Outra dica valiosa foi sobre o posicionamento de bolsas no ambiente de trabalho. “Nunca coloque a bolsa em cima da mesa de outra pessoa, além de tumultuar o ambiente você pode levar algum documento por engano na hora de ir embora”, revelou.
Homenagem
Após a palestra, três funcionárias do Sistema Fecomércio-PE foram homenageadas representando todas as mulheres. Na Fecomércio-PE, a escolhida foi Risonete Cosmo, com 28 anos de casa é a mais antiga funcionária da federação. Iniciou sua carreira como atendimento e hoje é chefe do Setor Sindical.
No Senac e escolhida foi diretora regional, Valéria Peregrino. Com mais de 40 anos de dedicação ao Senac, Valéria já foi telefonista, passou por gerências e diretorias até ocupar o cargo de diretora regional da instituição.
Para representar as mulheres do Sesc foi designada a assistente técnica Eliane Lemos Moura. Lili como é conhecida pelos seus colegas de trabalho, ingressou no Sesc em 1977, como auxiliar de escritório. Atualmente, trabalha no RH da entidade e é responsável pela folha de pagamento de unidades como o Sesc Santo Amaro e Santa Rita.
“É um prazer participar do Sistema Fecomércio-PE. Hoje só tenho a agradecer por todos esses anos junto de vocês. E quero aproveitar para parabenizar cada mulher aqui presente pelo nosso dia”, disse Risonete Cosmo. Para Eliane, o mais gratificante é o convívio diário. “Eu quero agradecer a cada um por todos esses 40 anos de convivência no Sesc”, afirmou.
O evento contou ainda com apresentações dos alunos do ensino fundamental e do grupo de músicos do Sesc Santo Amaro. Os alunos de música apresentaram composições de Chiquinha Gonzaga, importante figura feminina brasileira.