Evento busca fomentar o diálogo estratégico entre instituições públicas, privadas e acadêmicas
Os principais atores do ecossistema de inovação do Estado se reúnem, na próxima quinta-feira (10), para discutir desafios e oportunidades na internacionalização de negócios e projetos tecnológicos durante o 1º Fórum de Internacionalização de Ecossistemas de Inovação em Pernambuco. O evento é promovido pelo Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores para a Região Nordeste (ERENE), com apoio do Sistema Fecomércio-PE, e será realizado das 15h às 17h, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) do Senac PE.
O encontro tem como objetivo fomentar o diálogo estratégico entre instituições públicas, privadas e acadêmicas, apresentando experiências e ferramentas para ampliar a conexão de Pernambuco com ecossistemas globais de inovação. Além do ERENE e do Sistema Fecomércio-PE, o fórum contará com a participação de representantes da Sudene, Finep, Facepe, Governo do Estado, Prefeitura do Recife, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Sebrae, Fiepe, Cesar, Softex, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A programação do evento inclui uma apresentação do ERENE sobre a experiência do Itamaraty na internacionalização de ecossistemas por meio do Programa Diplomacia da Inovação. Em seguida, será aberto um espaço para que os participantes compartilhem suas perspectivas e contribuições sobre o tema. Ao final, será disponibilizado um formulário eletrônico para que as organizações enviem contribuições estruturadas.
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, o fórum é uma oportunidade para dialogar com diferentes instituições sobre como expandir o alcance de iniciativas regionais e dar visibilidade global a projetos desenvolvidos no Estado. “A internacionalização não é apenas sobre expandir fronteiras; é sobre trocar experiências, acessar tecnologias emergentes e preparar nossos empreendedores para competir em um cenário cada vez mais desafiador”, destaca Peixoto.
O fórum realizado no Recife é o primeiro evento desse tipo promovido pelo Itamaraty em todo o Brasil. Idealizado como uma iniciativa piloto, o encontro pretende servir de modelo para futuras edições em outros estados, consolidando um formato de diálogo estruturado entre o Ministério das Relações Exteriores e os atores locais envolvidos com ciência, tecnologia e empreendedorismo. O evento é restrito para convidados.