Setembro Amarelo: Palestra aborda a conscientização na prevenção ao suicídio

    PróximoAnterior
    Palestra aborda a conscientização na prevenção ao suicídio

    Setembro Amarelo: Palestra aborda a conscientização na prevenção ao suicídio

    Em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, o Senac Pernambuco realizou ontem (15), evento com o tema da campanha nacional, cujo lema é “A vida é a melhor escolha!”.  A iniciativa aconteceu no auditório do Senac e transmitido de forma remota, com participação de estudantes e colaboradores da instituição, cuja palestra foi conduzida pelo médico do trabalho do Senac Pernambuco, Marco Gonçalves.

    O suicídio já é um problema de saúde pública e impacta na sociedade como um todo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, anualmente, há mais pessoas morrendo por ocasião do suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou até mesmo de guerras e homicídios. O suicídio é um fenômeno complexo, que afeta as pessoas de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

    Ao longo da explanação, Marco citou que cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo e que esta é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Segundo ele, tentativa de suicídio é uma emergência médica. “Ligue para o SAMU para salvar alguém. Abandone o seu preconceito, pois as doenças da mente, assim como as doenças cardíacas, renais ou endócrinas, são tratáveis e necessita de apoio. A especialidade médica que cuida das doenças mentais é o psiquiatra”.

    Marco destacou ainda que toda pessoa tem alguns dos fatores protetivos e/ou alguns dos fatores de risco para o suicídio. Sendo assim, na prevenção ao suicídio, várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os de risco: aumentar contato com familiares e amigos; buscar e seguir tratamento adequado para doença mental; envolvimento em atividades religiosas ou espirituais ou meditativas; iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa; realizar trabalho voluntário e/ou hobbies que traga um objetivo de vida e reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas.

    O estudante do Programa de Aprendizagem do Senac Recife, Carlos Roberto da Silva Filho considera que “é importante levantar a necessidade da campanha entre os jovens, já que os mesmos não só fazem parte dos altos números, como também são maioria nessas taxas. Também não devemos nos esquecer que outro motivo que levantou esse número foi a recente pandemia vivida em 2020, que levou bilhões de pessoas a se isolarem em suas casas. A palestra frisou uma importante ajuda que podemos prestar às pessoas que se encontram com problemas. Devemos sempre prezar pela vida, independente de quem seja”.

    A gestora da Gerência de Pessoas e Cultura, Renata Amorim, destaca que “ao trazer a conscientização sobre a temática, também estamos contribuindo para melhorar a qualidade de vida de todos os públicos envolvidos com a instituição, sejam alunos ou colaboradores”.

    Entre as instituições que atuam na prevenção do suicídio, está o Centro de valorização da vida (CVV), que pode ser acionado pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar