Com o tema “O encanto das grandes cidades do Brasil e do mundo”, a Unidade de Idiomas do Senac (UIS) realizou o XVI Senarte, no auditório Roberto Régnier. O evento cultural está sendo realizado hoje (18), até às 22h, e amanhã (19), pela manhã, e conta com participação de três mil alunos de todas as turmas de idiomas. Houve apresentação de dança, música, teatro, entre outras atividades, abordando temáticas de países diversos, conforme o idioma estudado pela turma. Houve paródia com programas de auditório, deuses do Olimpo, danças típicas pernambucanas, etc.
Aluno do curso de Inglês, Cássio Cavalcanti é escritor e jornalista e participou do evento, a convite de sua instrutora Eveline Gouveia, como roteirista da apresentação. “O trabalho foi muito válido, pois os colegas estavam todos integrados, colaborando, cada um em sua função, e o resultado foi maravilhoso. Em nossa encenação, os deuses do olimpo reuniram-se para decidir quem seria o novo protetor de Atenas. Cada um argumentando o motivo de merecer tal cargo, mas no final, Zeus decretou que nada mudaria e seria tudo como antes”, brinca.
A instrutora Eveline Gouveia, que também é ex-aluna de Inglês e espanhol do Senac, diz que é muito gratificante ver os esforços e desenvoltura dos estudantes no evento. “Para esta encenação, eles ensaiaram dois meses. Ao longo deste tempo é perceptível o quanto evoluíram, tanto na estrutura da língua, quanto no vocabulário. Eles conseguem fazer tudo de forma espontânea, e a aprendizagem acontece através da ludicidade”, destaca. A instrutora Rudilene Rocha, reitera o que Eveline disse e ressalta que é um momento de interação, onde os participantes, além de explorarem o vocabulário e estruturas gramaticais, também se divertem.
A gerente da UIS, Mauricea Oliveira, comenta que o evento deste ano foi muito interessante, pois as apresentações culturais exploraram as cidades do Brasil e do mundo. “Os alunos realizaram atividades artísticas que ilustram essas cidades, em todas as linguagens. Isso é muito bom, porque eles conseguem trazer para o palco, a vivencia que tiveram em sala de aula, podendo exercitar a oralidade do idioma que está estudando. É uma grande aula onde todos podem aproveitar e participar”.