Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho conheceram instalações da Unidade de Hotelaria e Turismo no Recife
Alunos do primeiro e do quinto período do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) visitaram as instalações do Senac no dia 10 de outubro. Durante uma tarde, o grupo, formado por 30 estudantes, participou de palestras e conheceu como a Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) atende às questões de segurança.
A diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino, deu as boas vindas aos estudantes e falou da importância do profissional de Segurança do Trabalho para as organizações. “Eu sempre digo que a prata da casa de qualquer empresa é o funcionário. Ele é o mais importante dentro de uma organização e vocês são fundamentais para o acompanhamento do bem-estar deles e da empresa”.
Depois, os participantes assistiram à apresentação do consultor da Fecomercio Dr. José Almeida, que abordou os aspectos da legislação, falando sobre acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e ações regressivas. “A profissão que vocês escolheram é cada vez mais necessária e vem somando responsabilidades”, disse o consultor.
Já a técnica em Segurança do Trabalho do Senac Carla Almeida mostrou as normas regulamentadoras e a história de como surgiu o trabalho da área. A profissional destacou a troca de conhecimentos: “dar treinamento para estudantes é sempre uma satisfação muito grande porque temos a oportunidade de ajudar a formar profissionais. Esse encontro, especificamente, foi uma experiência muito enriquecedora, pois também aprendo com eles, o que torna esse momento ainda mais agradável”.
Após as palestras, os alunos conheceram como a Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT) trabalha com as questões de segurança. Eles percorreram a área de armazenamento dos mantimentos e a câmera frigorífica, onde puderam verificar quais os cuidados que o profissional responsável toma ao entrar no espaço, o tempo de permanência no local e as orientações que devem ser seguidas à risca. Eles também visitaram uma das cozinhas-didáticas e tiveram a oportunidade de saber mais sobre os equipamentos de segurança usados pelos alunos durante as aulas e qual a forma de utilizar alguns utensílios de cozinha, como facas, por exemplo.
A ideia da experiência foi da professora do IFPE Ana Paula Torres e faz parte da disciplina de Programas de Treinamento. Segundo a docente, a formação não é só a parte de teoria e o objetivo é que os alunos “aprendam as rotinas de trabalho e saibam como é importante que todos tenham treinamento”.
Para Laura Muniz, estudante do quinto período, o que mais chamou atenção foi a receptividade e a organização dos ambientes, além das dicas apresentadas. “A palestra sobre as normas foi a melhor porque falou sobre coisas que não podem ser esquecidas no nosso dia a dia”.
Esteffany Neves, outra aluna, destacou a estrutura bem sinalizada, com placas nas pias e com as orientações do que fazer ou não. “Foi uma experiência muito boa para quando formos estagiar e para o nosso futuro”.