Projeto terá live nesta sexta (18) e é fruto do Observatório do Patrimônio Gastronômico do NE e ES
São João é festa doce, em todos os sentidos. Tem gosto de milho, mandioca e coco. Tempero de emoção. Dá vontade de dançar forró, tomar quentão e licor, sentar na beira da fogueira e jogar conversa fora, olhando o crepitar do fogo. Vontade de comer as coisas gostosas que são enfileiradas nas mesas das casas, bem cedinho, preparando a noite de festa.
Contudo, este ano, mais uma vez, não vamos ouvir os amigos na porta, gritando: “São João passou por aqui?”. Ainda é tempo de recolhimento, de ficar em casa, cuidar da família. Mas nem por isso vamos ficar tristes. A boa pedida é recriar o arraiá em casa. Sem esquecer também de festejar os dias de Santo Antônio e São Pedro. Pensando nisso, o OPANES (Observatório do Patrimônio Gastronômico do NE e ES), lança a segunda edição do projeto Viva São João em Casa, com live nesta sexta (18), das 11h às 12h30.
Na transmissão, vamos ouvir histórias e lembrar aquelas receitas que alimentam nossas melhores memórias. Um convite para dar asas à inspiração, com muito prazer e tradição.
Sobre o OPANES – Com coordenação e execução do Senac, o Observatório busca realizar ações de pesquisa e de documentação sobre as cadeias produtivas, os sistemas alimentares, e demais temas referentes à comida, aos ingredientes e às cozinhas locais, nos cenários da biodiversidade, da história e dos patrimônios culturais.
Assim, o OPANES é um comportamento social e valorativo da diversidade de processos e técnicas culinárias, dos locais e ambientes públicos (como feiras, mercados, festivais e festas), do agroartesanal, das tendências gastronômicas e olha ainda para a sustentabilidade, a soberania alimentar, a segurança nutricional e demais temas que integram este amplo e diverso contexto da relação homem e meio ambiente.
Também, o OPANES é um lugar para reunir acervos que possam orientar projetos, interpretações e experiências pedagógicas no campo da comida e da cultura.
Conheça o Opanes em http://observatoriogastronomico.senac.br/