Entre os dias 15 e 17 de dezembro, aconteceu o Salão Nacional do Turismo 2023, que reuniu o melhor da cultura e da gastronomia brasileiras, promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sistema Comércio (CNC-Sesc-Senac). O evento foi realizado na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), e contou com a presença de representantes das cinco regiões do país, além de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, entre outros.
O Salão teve como propósito divulgar as potencialidades turísticas e gastronômicas de cada região brasileira, promovendo o intercâmbio cultural, alinhado com as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, participou da abertura do evento no dia 15 e enfatizou a importância do Salão Nacional do Turismo para o desenvolvimento do setor no país. Ele destacou também o papel do Senac na qualificação de mão de obra e na valorização da gastronomia regional. “O Sistema Comércio é um parceiro do Ministério do Turismo na promoção do turismo sustentável e responsável no Brasil. O evento foi uma excelente oportunidade para conhecer e valorizar o potencial turístico e gastronômico do Brasil. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE se orgulha de fazer parte dessa iniciativa, contribuindo com sua experiência e qualidade na formação de profissionais e na difusão da cultura gastronômica do país”, enfatiza Bernardo.
No início deste ano, a CNC e o MTur assinaram um acordo de cooperação técnica que estabelece trabalho conjunto pelo desenvolvimento do turismo brasileiro, com foco em inovação, acessibilidade e sustentabilidade.
Tradição x inovação culinária – Durante o Salão, o Senac Nacional proporcionou ao público a oportunidade de aprender e degustar pratos típicos de cada região em oficinas gastronômicas realizadas por chefs e instrutores dos 27 Departamentos Regionais da Instituição. A Faculdade Senac Pernambuco marcou presença com a oficina de Cartola, sobremesa tradicional do Estado, preparada pelo chef Robson Lustosa, realizada em conjunto com a de galinhada com pequi da chef Flávia Nascimento, do Senac-DF. “A experiência proporcionou ao público uma fusão de sabores e temperos das duas regiões, valorizando a diversidade e a riqueza da culinária brasileira”, pontua Robson.
O chef elaborou a sobremesa com ingredientes típicos da nossa região, como manteiga de garrafa, bala de banana cristalizada, queijo manteiga e café de Triunfo. Ele também inovou com combinações autorais, como o molho de canela e cachaça Escambo (produzida no curso de Sommelier de Cachaça realizado pela parceria entre o Senac PE e o Engenho Sanhaçu), e a redução de bala de banana cristalizada com café. “O resultado foi uma sobremesa simples, porém saborosa”, avalia o professor de Gastronomia.
Além das oficinas, o Salão Nacional do Turismo 2023 apresentou roteiros turísticos e gastronômicos do Brasil, com manifestações culturais das cinco regiões. Palestras e mesas redondas abordaram tendências e desafios do setor turístico. De Pernambuco, o destaque foi a apresentação lúdica e cultural do Balé Popular do Recife, que encantou o público com sua arte e alegria.