Cerca de 3 mil pessoas do programa de reabilitação profissional serão contempladas no Nordeste
Um programa inédito em tamanho, formato e abrangência vai beneficiar cerca de 3 mil beneficiários assistidos pelo programa de reabilitação profissional do INSS, com o objetivo de reinseri-los no mercado de trabalho. Serão ofertados cursos profissionais e técnicos, de formação inicial e continuada, voltados para a área de bens e serviços para pessoas em programa de reabilitação profissional do INSS no Nordeste.
O contrato para qualificação profissional dos beneficiários tem validade de um ano, foi assinado pelo superintendente regional do INSS no Nordeste, Rogério Souza, e o diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac) em Pernambuco, Regivan Dantas. “Esta parceria entre o Senac Pernambuco e o INSS representa um passo significativo na reinserção de pessoas no mercado de trabalho por meio da educação profissional. É uma iniciativa que não apenas combate a defasagem relacionada à baixa qualificação profissional, mas também estimula investimentos empresariais na região. Esses investimentos, por sua vez, reduzem o desemprego, diminuem a informalidade e melhoram a qualidade de vida das famílias, quebrando o ciclo da baixa qualificação. Estamos comprometidos em fazer a diferença e promover um futuro mais promissor para nossa comunidade através desta parceria”, afirma Regivan Dantas.
“Esse contrato celebra uma inovadora e relevante parceria que visa a qualificação e capacitação dos nossos beneficiários do programa de reabilitação profissional. É a primeira vez que o INSS celebra um acordo nesse formato e proporção. Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho que resultou nesse importante ato”, afirmou Rogério. Para a chefe do Serviço de Reabilitação Profissional da Superintendência Nordeste, Mirtha Mesquita, o contrato vai atender a uma importante demanda. “O INSS se dedicou muito para viabilizá-lo e agora precisamos utilizar da melhor forma, para que o cidadão retorne às suas atividades trabalhistas do dia a dia”, destaca.
As inscrições na instituição podem ser feitas em qualquer curso profissionalizante ou técnico, de formação inicial ou continuada, sem necessidade de abertura de turma específica, proporcionando maior inclusão do beneficiário durante o processo de formação. Além das capacitações disponíveis no portfólio do Senac, o INSS pode solicitar cursos por demanda, de maneira customizada às necessidade dos segurados.