Discutir projetos futuros em Pernambuco, conhecer as práticas pedagógicas do departamento regional e alguns parceiros institucionais foram os objetivos da visita de Anna Waehneldt e Daniela Papelbaun, diretora e gerente de Educação do Senac Nacional, realizada nesta segunda e terça-feira (7), ao Senac PE.
Acompanhadas pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, diretores da Fecomércio e do Senac PE, elas visitaram o Porto Digital, sendo recebidos por Mariana Pincovsky, superintendente de Negócios e Empreendedorismo do Porto Digital, e Gustavo Rocha, superintendente de Arquitetura e Obras.
No Polo de TI, os gestores do Senac as instalações do Núcleo de Gestão do Porto Digital e algumas empresas embarcadas no ecossistema, como a Speed+ e Accenture. Em pauta, programas específicos de qualificação para a área de TI e um olhar diferenciado para o mercado local. Necessidades apontadas pelas empresas do Porto, como ressaltou o diretor geral da Accenture Recife, Luiz Fernando da Silva. “A gente sente a mudança da tecnologia nos últimos 10 anos, mas a mudança vai ser muito maior daqui para frente, vamos ter uma mudança radical, principalmente, na educação. É preciso investir na formação”, disse.
A procura por profissionais qualificados é uma demanda do polo que “tem tudo a ver com o Senac”, segundo Ana Beatriz. “Temos dimensões diversas aqui e que fazem parte do DNA do Senac: a social, a empregabilidade e a cidadania corporativa. Cerca de 150 mil jovens entram no Programa de Aprendizagem, por ano, e depois vão para o mercado de trabalho. Eles têm a expectativa de sair da estagnação e têm tudo a ver com a área de tecnologia”, destacou.
O presidente do Sistema Fecoomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, reforçou a proatividade do Sistema e o interesse em impulsionar ainda mais o segmento. “Pernambuco está na vanguarda da Tecnologia. Nós não vamos ficar esperando, vamos ao encontro dos empresários para ver o que eles precisam, isso não só na área de TI. Nós, do Sistema, temos a agilidade para atender com a formação que o mercado precisa”, afirmou.
Parceria – O Senac PE já é parceiro do Porto Digital na oferta de bolsas de estudos da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) para pessoas de baixa renda e no programa Embarque Digital, ação da Prefeitura do Recife que oferece formação superior na área de Tecnologia da Informação e Comunicação para jovens oriundos da rede pública de ensino.
Novas práticas – Durante a passagem por Recife, a diretora e a gerente do Senac Nacional também conheceram o projeto em comemoração aos 50 anos do Restaurante-Escola do Senac PE no Recife, que vai realizar diversos eventos gastronômicos ao longo de dois anos; os alunos do Mediotec – Ensino Médio integrado ao Técnico – e os projetos inovadores do Programa da Extensão Tecnológica – PET/Facepe, realizado pela FacSenac PE com o Governo de Pernambuco.