O Senac PE deu início à Jornada Exponencial de Inovação Pedagógica, um projeto que tem como objetivo fortalecer a cultura da inovação nos alunos e docentes a partir dos Projetos Integradores (PIs) que são gerados nos cursos. A iniciativa começa com a formação de 36 participantes, majoritariamente docentes, que atuarão como Gente Difusora de Inovação (GDI) e ao final serão certificados como embaixadores da inovação pedagógica nas escolas.
A formação inicial tem carga horária de 32 horas e será realizada em formato híbrido, incluindo encontros presenciais, atividades online e visitas técnicas. A metodologia utilizada é a das Células Empreendedoras, aplicada pelo facilitador Genésio Gomes Neto. O projeto também conta com o suporte da incubadora i.de.i.a.S, que atua na pré-incubação e aceleração dos PIs. “A proposta central da jornada é alinhar as práticas pedagógicas do Senac PE aos desafios do setor produtivo e da sociedade, por meio dos projetos integradores — já presentes no modelo pedagógico da instituição”, destaca o diretor de Educação Profissional do SenacPE, Eliézio Silva.
O diretor regional do SenacPE, Regivan Dantas, acrescenta que “a meta é transformar esses projetos em soluções reais para problemas enfrentados por empresas contribuintes do Senac PE, com foco na aprendizagem dos alunos e na inovação colaborativa”. Com essa iniciativa, o SenacPE reafirma sua missão de educar para o trabalho de maneira inovadora e inclusiva, com foco nas atividades do comércio de bens, serviços e turismo.