Governo do Estado, em parceria com o Senac PE, oferece cursos profissionalizantes para alunos da rede estadual

    PróximoAnterior
    Senac PE em parceria com Governo do Estado oferecerá cursos profissionalizantes para alunos da rede estadual

    Governo do Estado, em parceria com o Senac PE, oferece cursos profissionalizantes para alunos da rede estadual

    Os cursos do Programa Trilhatec serão realizados por instituições do Sistema S e outras. Só o Senac PE irá beneficiar mais de 6 mil estudantes de 52 municípios

    Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA Médio) e das escolas estaduais de nível médio de Pernambuco terão agora a oportunidade de fazer gratuitamente cursos técnicos e profissionalizantes presenciais e à distância. Trata-se do Trilhatec, que foi anunciado ontem (08), durante cerimônia realizada no auditório do Cesar School, no Bairro do Recife. O Senac PE é um dos parceiros do Trilhatec, programa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), com várias instituições público-privadas. O projeto, disponível em todas as regiões do Estado, foi anunciado pela governadora Raquel Lyra. O evento contou com a presença de autoridades, parceiros e educadores. O diretor regional do Senac PE, Regivan Dantas, participou do evento, representando o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto.

    Com esta parceria, o Senac Pernambuco irá beneficiar 6.240 alunos de 52 municípios, do litoral ao sertão. O Trilhatec irá oferecer cursos profissionalizantes em vários segmentos, como Gastronomia, Beleza, Tecnologia da Informação (TI), Gestão e Hospitalidade. Para participar do programa, basta ser aluno do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino ou do EJA Médio.

    Na ocasião, durante sua explanação, Regivan Dantas compartilhou um pouco de sua história, também marcada pela escola pública e pela migração do Seridó, no Rio Grande do Norte, a Pernambuco. Segundo ele, “oportunidade” é a palavra-chave de tudo, e lembrou que começou sua vida profissional como auxiliar de serviços gerais e hoje alcançou cargo de gestão graças às oportunidades que surgiram em seu caminho. “Nós, do Senac PE, acreditamos que a tecnologia e a educação são os pilares essenciais para transformar vidas. Não estamos apenas oferecendo cursos, estamos construindo pontes para um futuro mais próspero e inclusivo”, frisou.

    TRILHAS – Durante o programa os estudantes passarão por trilhas formativas, começando com um curso de qualificação profissional e depois por cursos de aperfeiçoamento. Em seguida, eles participarão de programas socioprofissionais e/ou programas instrumentais. No Senac PE, os alunos serão distribuídos em 312 turmas. As aulas terão uma carga horária diária de 4h por turno (manhã, tarde ou noite) e acontecerão nas próprias escolas da rede estadual, com exceção dos cursos de Beleza e Gastronomia. Para esses dois segmentos, as aulas ocorrerão em unidades móveis. Serão disponibilizadas quatro carretas, sendo duas para cada área.

    Ao todo, o investimento do Governo do Estado no programa será de mais de R$29 milhões. Com o Trilhatec, a governadora Raquel Lyra vislumbra uma revolução no ensino técnico e profissionalizante, onde a educação se alinha com as demandas do mercado e das novas gerações. “Cada real investido representa uma aposta no potencial dos nossos jovens e na capacidade do nosso Estado de se reinventar e liderar. Nosso objetivo é assegurar que os estudantes tenham empregabilidade após sair do Ensino Médio”, ressaltou. Entre os cursos a serem ofertados, de acordo com o município, estão Cabeleireiro Assistente; Barbeiro; Recepção Hoteleira, Auxiliar de Cozinha, Técnicas Básicas de Confeitaria, Culinária Regional, Preparo de Pães Artesanais, Cabeleireiro Assistente, Básico de Maquiagem, entre vários outros. A carga horária varia de 20 a 240 horas.

    Além do Senac, outras instituições de ensino também participam do Trilhatec, como Senai, Cesar School e o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta). A seleção será feita por ordem de classificação. Informações e cronograma devem ser consultados através do edital. As inscrições começam hoje (09) e seguem até a próxima quarta-feira (14), e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.educacao.pe.gov.br.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar