No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Senac Paulista realizou a culminância do Projeto Pontes, uma ação voltada para a sensibilização e inclusão de indivíduos neurodiversos. O evento contou com a presença de alunos, professores e especialistas, reforçando o compromisso da instituição com a diversidade e a educação inclusiva.
O Projeto Pontes tem como objetivo principal promover a compreensão sobre a neurodiversidade, cultivando empatia e práticas inclusivas. “Estamos nos preparando há algum tempo para este momento, que inclui uma palestra com uma psicóloga e neuropsicóloga, exposição de artes, exibição de curta-metragem e uma roda de conversa”, explicou a bibliotecária Raniele Araújo, idealizadora da iniciativa.
A neuropsicóloga Aleide Amaral, responsável pela palestra principal do evento, destacou a relevância de sensibilizar a sociedade sobre o autismo e a importância da inclusão em todos os aspectos da vida. “No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, abordamos a necessidade de compreender o transtorno, que, longe de limitar, cria caminhos alternativos. A inclusão deve ser feita com afeto, tanto no trabalho quanto na educação, e em todos os ambientes”, afirmou.
O evento também ofereceu uma série de atividades interativas. Entre elas, uma exposição de arte com obras criadas por alunos neurodiversos e neurotípicos, evidenciando a expressão artística como uma forma de comunicação e empoderamento. Outra atração foi a sala sensorial, montada por alunos neurotípicos, que simulava os desafios sensoriais vivenciados por pessoas neurodiversas, promovendo uma experiência imersiva e empática.
Raniele Araújo enfatizou a importância da participação ativa dos alunos neurodiversos no projeto. “Muitos alunos autistas e com TDAH contribuíram de maneira significativa, compartilhando suas experiências e desafios, o que enriqueceu a construção do projeto e proporcionou uma vivência real da diversidade”, afirmou.
O Projeto Pontes, iniciado em janeiro deste ano, reflete o compromisso do Senac Paulista com a inclusão e valorização da diversidade. Alinhado aos princípios do Movimento Pontes, a iniciativa busca fomentar práticas educacionais inclusivas e reflexivas, priorizando a criatividade e a investigação dentro do ambiente educacional.