Programação acontece no dia 23 de agosto, em Petrolina, com a participação de pais, familiares e profissionais e estudantes de saúde
De 21 a 27 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (SNPDI). Em alusão a este período, o Senac, em Petrolina, vai realizar no dia 23, a partir das 8h30, um dia de programação com palestras, rodas de conversa, oficinas e ações preventivas em saúde. O evento é gratuito e voltado para pais e familiares de pessoas com deficiência intelectual, profissionais e estudantes da área da saúde.
Com o tema “A Conexão de Todos para a inclusão”, o Senac destaca a importância da conexão entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, a comunidade e os profissionais que trabalham com elas. Às 9h, será aberta a primeira Roda de Conversa, com o tema: “A conexão de todos para a inclusão: vivência e desafios”, que contará com a participação da psicóloga da ABA, Larissa Ribeiro, da advogada em direito médico e presidente da comissão de direito médico e de saúde da OAB Petrolina, Ada Benevides, e a assistente social, Cristiane Damasceno.
Às 10h30, os participantes terão acesso a cuidados em saúde sob supervisão dos instrutores dos cursos Técnicos em Enfermagem e em Estética do Senac. À tarde, o encontro será às 13h, com apresentação cultural dos alunos da Apae. Em seguida, a presidente da AAMAVASF (Associação de Amigos do Autista do Vale do São Francisco), Rose Rodrigues, e a pedagoga, secretária da AAMAVASF e mãe atípica, Isneide Nobre, irão ministrar a palestra: “O Papel da Família na Inclusão”. Em seguida, a enfermeira, formação ABA e mãe atípica, Ariane Fernandes, apresentará seu depoimento sobre as duas experiências como mãe atípica.
Às 16h00 haverá um intervalo quando serão oferecidos novamente cuidados em saúde com alunos e professores do curso Técnico em Enfermagem, Estética e Nutrição. Às 18h30 terá início uma oficina de “Orientação para profissionais e futuros profissionais de enfermagem/saúde para um atendimento humanizado aos pacientes neurodivergentes/atípicos”, com a enfermeira Mykaelly Clemente, especialista em Desenvolvimento Infantil.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e com foco no desenvolvimento de conteúdos voltados para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. No entanto, a SNPDI é uma campanha anual desenvolvida pela Federação2 Nacional das APAEs (FENAPAES) desde 1963.
Serviço:
Data: 23 de agosto
Horário: A partir das 8h30
Local: Senac, em Petrolina (Rua Projetada, nº 650, Maria Auxiliadora)
Informações: (87) 3983-7602 | 7603| 7626 | 98874-8456