Senac e Sesc recebem homenagem da Alepe pelos 70 anos de atuação

    PróximoAnterior

    Senac e Sesc recebem homenagem da Alepe pelos 70 anos de atuação

    Sessão solene proposta pelo deputado estadual Antonio Moraes acontece no próximo dia 18/4, às 18h, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco

    O empenho de sete décadas do Senac e do Sesc, em busca de desenvolvimento para as empresas e colaboradores dos setores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, oferecendo Qualificação Profissional, Educação, Lazer, Cultura, Saúde e Assistência Social no Estado, ganha homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Proposta pelo deputado estadual Antonio Moraes, em virtude do aniversário de 70 anos das instituições, a sessão solene acontece no próximo dia 18/4, às 18h, no plenário do Palácio Joaquim Nabuco, quando o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque, receberá o reconhecimento.

    Criado em 1946, através do Decreto-Lei nº 8.621, com o objetivo de se tornar uma referência nacional em educação profissional para os setores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Senac chegou ao marco simbólico de 70 anos com mais de 63 milhões de atendimentos e presença em cerca de 3 mil municípios do País, nas mais de 600 unidades instaladas. Em Pernambuco, estão 15 unidades, incluindo uma Faculdade e um Centro de Convenções, localizadas no Recife, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada e Petrolina, além das 12 carretas-escola, que permitiram a presença em mais de 120 municípios do Estado.

    “Hoje, 70 anos depois, entendo que o Senac teve e tem um papel determinante na formação da nossa sociedade, que teve sua chance de inserção no mercado de trabalho aumentada. Um dos pilares de sustentação dessa trajetória significativa na formação educacional e profissional de milhões de pessoas é o fato de estar atento às constantes mudanças do universo profissional, antecipando-se às demandas do empregado e do empregador”, pontua Josias Albuquerque.

    Com a mesma idade, e criado para proporcionar maior qualidade de vida ao cidadão comerciário, minimizando os efeitos causados pela II Guerra Mundial, reduzindo as diferenças entre classes e o crescimento social do país, nasceu o Sesc. Ao longo do tempo, a instituição ampliou sua missão e abrange de forma integrada a vida do comerciário e familiares, mas também incluindo toda a sociedade. São ações que acontecem dentro de um calendário anual nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer, esportes, turismo e assistência social.

    “Somos hoje uma instituição que chega perto das pessoas para atendê-las da melhor e mais completa forma possível, pois entendemos que nossa missão social é oferecer à sociedade melhora na qualidade de vida. E é muito gratificante relembrar nossa história e ver aonde chegamos”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc-PE, Josias Albuquerque.

    Atualmente, o Sesc desenvolve ações em 112 municípios do Litoral ao Sertão de Pernambuco, que concentram 70% da população do Estado. No Recife, existem as unidades de Santo Amaro, Casa Amarela e Santa Rita. Há ainda as de Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, no Grande Recife; em Goiana, na Zona da Mata Norte; em Caruaru, Garanhuns, Belo Jardim, Buíque, Surubim e Pesqueira, no Agreste; em Arcoverde, Triunfo, Bodocó, Araripina e Petrolina, no Sertão. Também conta com dois hotéis, em Garanhuns e em Triunfo, e um a ser construído em Sirinhaém, no Litoral Sul do Estado.

    Nessas unidades, é ofertada uma ampla infraestrutura à população. Ao todo, são 15 escolas – uma delas de referência em tempo integral e bilíngue em Goiana -, 16 bibliotecas e salas de leituras, 13 parques aquáticos, 10 agências de turismo social, 10 ginásios esportivos, academias de ginástica, três campos de futebol e quatro society,  nove restaurantes, oito galerias de arte, seis teatros, um Museu de Arte Sacra, uma Fábrica de Criação Popular, uma clínica odontológica, um Centro de Divisão e Realizações Musicais, entre outros equipamentos.

    Além disso, o Sesc inaugurou, recentemente, o Centro Poliesportivo Comunitário Lúcio Cavalcanti Henriques, em Sirinhaém. Conta, ainda, com as unidades móveis TeatroSesc, BiblioSesc, OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher, que são carretas responsáveis pela interiorização das ações de cultura e saúde do Sesc junto à população de diversos municípios pernambucanos.

    O Sesc tem, também, o Banco de Alimentos, que atende mais de 141 mil pessoas de 402 instituições em 44 municípios do Estado e 2 da Bahia (Juazeiro e Sobradinho), entregando alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal doados por indúst

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar