Turmas terão início nesta segunda-feira (24) e marcam as primeiras ações de parceria nacional
Em busca de qualificar e promover acesso às mulheres ao mercado de tecnologia, o Senac Nacional, o Senac Pernambuco e o Porto Digital realizam os primeiros cursos gratuitos para estimular a presença feminina no segmento. Os cursos de Desenvolvimento Web – Back End e Programador Full Stack têm início nesta segunda-feira (24), às 9h, no Apolo 235, Bairro do Recife. A parceria nacional continua com novas turmas previstas a partir de maio.
As participantes foram selecionadas entre as beneficiadas do MINAs, programa de equidade do Porto Digital. Para o curso de Desenvolvimento Web, era exigido conhecimento prévio na área. As formações serão totalmente custeadas pelo Programa Senac de Gratuidade – PSG, e vão contribuir para aumentar a presença feminina no mercado da tecnologia, a inclusão digital e competitividade das empresas.
Essa é a primeira ação da parceria nacional, firmada em agosto de 2022, que visa ampliar o relacionamento de colaboração entre o Senac Nacional e o Porto Digital, e é voltada para o desenvolvimento de programas e de iniciativas conjuntas, de caráter nacional, no campo da formação para o segmento de TI. Mas a parceria entre o Porto Digital e o Senac Pernambuco existe desde 2020 e já capacitou quase mil pessoas na área de tecnologia, o que tem contribuído para a formação de profissionais qualificados para o mercado.
Daniela Papelbaum, gerente de Tecnologias e Desenhos Educacionais do Senac Nacional, diz que a iniciativa vai colaborar com o fortalecimento do setor de serviços por meio da expertise e qualidade da instituição. “Com a qualidade formativa que o Senac oferta, estaremos ainda mais próximos das empresas de tecnologia, promovendo melhoria contínua, capacitação dos seus profissionais e preparo de novos talentos”, relata Daniela.
“O Porto Digital já é um grande aliado do Senac Pernambuco nas iniciativas de educação voltadas para o segmento de tecnologia. Agora, ampliaremos as ações com o Senac Nacional, a fim de desenvolver soluções que atendam as necessidades do mercado”, conclui Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE.