O protagonismo na vida, a capacidade de se reerguer e de superar as dificuldades foram os pontos abordados pelo escritor, psicólogo e professor universitário por mais de dez anos, Rossandro Klinjey, na palestra Aprendendo com as Derrotas e Crescendo com as Adversidades que encerrou o XVII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, hoje (23).
Recitando trechos de canções clássicas de superação, como “deixa a vida me levar” de Zeca Pagodinho, “levanta, sacode a poeira e dá volta por cima” de Beth Carvalho e “quando eu fui ferido, vi tudo mudar” de Guilherme Arantes, Rossandro falou sobre como se reinventar em meio à crise, repensar as coisas que não fazem mais sentido e ressignificar as relações contribuem para o crescimento das pessoas e da sociedade em geral. “Depois de grandes fenômenos de tragédias, a raça humana se reinventa e sai melhor, seja em qualquer evento”, afirmou fazendo referência ao momento de pandemia.
Não desperdiçar as oportunidades é ouro conselho do escritor, que contou o caso de Brian Chesky, CEO do Airbnb, empresa americana que opera um mercado online de hospedagem, que teve a ideia de criar a empresa depois de hospedar um estranho. “Nunca podemos desperdiçar as oportunidades que vem de uma crise”, disse o criador do Airbnb em uma apresentação e Rossando compartilha o ensinamento.
Olhar o momento difícil de forma diferente é a indicação do psicólogo. Devemos ter “uma capacidade de olhar não somente a fotografia da dor do momento, mas o filme inteiro do que a gente está aprendendo, aprendeu e vai aprender para ressignificar a própria vida e ficar mais forte”, finalizou.