Redações do Enem e as práticas em sala de aula

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    Redações do Enem e as práticas em sala de aula

    O que os critérios de correção da redação do Enem podem ensinar sobre a prática pedagógica foi o assunto abordado pela professora pós-graduada em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa, Fernanda Bérgamo, no segundo dia do XIV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação.

    Bérgamo ministrou uma oficina e mostrou que, ao transmitir o conteúdo aos alunos, o professor deve ter bastante atenção às dificuldades que cada um tem na produção do texto. “Se seu aluno tiver dúvida em alguma palavra, instrua para substituí-la por um sinônimo, fazendo isso, ele vai evitar o erro e ainda enriquecer o vocabulário”. Ela acrescentou que, para o estudante fixar a palavra, não é necessário que ele reescreva infinitas vezes de forma forçada, será mais eficaz se ele o fizer poucas vezes, porém, de maneira concentrada.

    A professora também abordou outros aspectos que contribuem para o enriquecimento do vocabulário, como o ato de ler. Segundo ela, a leitura em sala de aula deve ser uma atividade prazerosa, contribuindo com a construção do conhecimento e respeitando sempre as diferenças, além de mesclar conteúdos. “Os livros clássicos não devem ser deixados de fora e precisam ser escolhidos na idade adequada, mas os modernos também precisam fazer parte do cronograma, tornando o convívio com a leitura mais dinâmico”.

    Fernanda ainda falou sobre a importância de uma boa relação entre aluno e professor. “O professor acaba se tornando um ídolo do aluno, então o educador precisa ter cuidado com suas ações dentro da sala de aula, porque tudo o que ele fizer vai ser reproduzido”.

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