“Deu um nervosismo na barriga, foi muita tensão”, disse Eliezer Lopes, aluno do curso técnico em Rádio e TV, ao descrever como foi sua primeira locução, realizada na última sexta-feira (04), no complexo Senac, no Recife. Ele foi um dos apresentadores do programa Debate em Foco, transmitido pela Rádio Suassuna, projeto do curso que possibilita aos alunos produzirem e realizem, ao vivo, diversos programas.
Operador de Estação de Tratamento de Água (ETA) numa empresa em Suape, Eliezer, que desde pequeno queria ser operador de TV, mas, hoje, quer ser cinegrafista, adorou a experiência: “amei muito. Nunca pensei que fosse fazer isso um dia”. A participação na rádio, segundo Eliezer, aproxima a realização de um sonho e faz com que o aluno vivencie a rotina de uma emissora. “Você aprende de verdade e em pouco tempo. O bom do Senac é isso: a prática. Se fosse só teoria seria muito chato”, comenta.
Também pela primeira vez como locutor, Lucas Emanuel foi o outro apresentador do Debate em Foco. Editor e cinegrafista numa empresa de cursos para concursos, ele achou muito legal a sensação de fazer ao vivo e só sentiu dificuldade “na hora de entrar (começar a falar)” depois das vinhetas. Lucas tem uma produtora de vídeo e cinco anos de experiência na área de comunicação, “aprendeu tudo fazendo”, mas sentiu a necessidade de se qualificar. “Precisava de uma DRT e de qualificação, porque o mercado exige. Agora, não pretendo parar mais nunca”, fala entusiasmado.
Jornalista por formação, Ruana Quan, junto com outras duas alunas, foi responsável pelo programa A Ideia é Uma Só, que falou sobre celebridades, novelas e entretenimento. “É a primeira vez que faço isso e estou curtindo muito”, disse. Ela é assessora de imprensa de uma banda, faz trabalhos freelances de fotografia e decidiu cursar Rádio e TV para ter um conhecimento mais amplo. “Quero aprimorar a minha técnica”, falou sobre o que espera da qualificação ofertada pelo Senac.