Com apresentações de trabalhos, espaço do Conhecimento trouxe a “mão na massa” das tecnologias disruptivas
A discussão da educação em sua forma mais vibrante é a principal característica do Espaço do Conhecimento, um dos destaques do Congresso de Tecnologia na Educação. Durante os três dias da ação (18, 19 e 20/09) foram apresentados, nos Auditórios 1 e 2, relatos de experiência, pesquisas científicas e produções de materiais, nas modalidades Comunicação Oral e Poster, sobre o uso das tecnologias no setor educacional.
Uma das pessoas a apresentar foi Simone Borba, instrutora de Aprendizagem Profissional Comercial do Senac, no Rio Grande do Norte. Em sua quarta participação no CTE, apresentou, na tarde da quinta (19), trabalho sobre a Inovação, Criatividade e Autonomia dos Sujeitos. Para ela, a principal contribuição do espaço é o senso de compartilhamento. “É um momento muito especial, porque sei que estou falando a pessoas que pesquisam, assim como eu. São pessoas que podem me dar esse retorno. E, também, cria-se a oportunidade de contatos futuros”, pontuou.
Neste ano, assinalando o sucesso da primeira edição do evento em Caruaru, foram classificados 112 trabalhos, 79 em Comunicação Oral e 33 de Posteres, entre autores de 13 estados do Brasil. “É um espaço estratégico, fundamental, dentro do congresso, pois atinge todos os níveis e todas as modalidades de educação. Neste ano, com o tema das metodologias disruptivas, tivemos um ganho, pois enquanto as palestras trouxeram o aporte teórico, aqui os professores trouxeram suas experiências de sala de aula, o fazer, a cultura maker”, comentou Michelle Pinheiro coordenadora do Espaço do Conhecimento.