Propósito, ansiedade e o papel da escola no centro do debate

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    Propósito, ansiedade e o papel da escola no centro do debate

    Durante o XX Congresso Internacional de Inovação na Educação, o psicólogo e palestrante Rossandro Klinjey trouxe uma reflexão profunda e necessária sobre o papel da educação e os desafios enfrentados pelos educadores em tempos de ansiedade crescente e mudanças sociais. Na palestra intitulada “Propósito ou Modismo? Compondo uma vida de paixão sob a sinfonia da ansiedade”, Klinjey provocou o público a pensar sobre a pressão moderna e a busca constante por propósito, especialmente no contexto da educação.

    Rossandro começou falando sobre os cinco pilares que influenciam a formação do caráter humano: pais, professores, políticos, ambiente profissional e religião (pastores ou líderes espirituais). Segundo ele, o primeiro pilar — os pais — está em crise. “Temos uma geração de pais que tem medo de impor limites, acreditando que qualquer repressão pode gerar conflitos. O modelo antigo de educação não funciona mais e o novo ainda não está pronto, o que gera angústia”, explicou.

    Nesse contexto, Klinjey destacou o papel essencial dos professores na formação dos alunos e na sociedade. “A escola é o ambiente norteador de vida. Mesmo com todas as dificuldades, milhões de educadores saem todos os dias para transformar vidas”, afirmou, acrescentando que o professor, além de transmitir conhecimento, é responsável por encantar e inspirar. “O professor que encanta é aquele que está em sala de aula com disposição de alma, que se entrega por completo e muda vidas”, ressalta.

    O psicólogo também alertou sobre a ansiedade que tem dominado a sociedade, impulsionada pela busca constante por perfeição e sucesso. Ele enfatizou a necessidade de ressignificar experiências e trabalhar o perdão como forma de superar essa pressão emocional. Segundo ele, grande parte dos problemas emocionais que chegam à terapia envolvem a relação entre pais e filhos. “A narrativa de dor cresce e se reproduz, e assim perpetuamos padrões de sofrimento”, afirmou.

    Ao compartilhar a Parábola do Semeador , Klinjey lembrou aos educadores que o papel deles é plantar, sem esperar resultados imediatos. “Nunca carimbe destinos. Às vezes, você acha que um aluno não vai dar em nada e ele surpreende. E o contrário também acontece. Nosso papel é semear”, disse, reforçando a importância de acreditar no potencial de cada aluno.

    Um dos momentos mais impactantes da palestra foi quando Klinjey pediu aos presentes que pensassem em cinco pessoas importantes em suas vidas. Após a reflexão, ele perguntou se alguém havia se incluído nessa lista. “Precisamos nos cuidar sem culpa. A melhor coisa que podemos fazer por nós e pelos outros é estar bem”, disse, incentivando a prática do autocuidado diário.

    Klinjey finalizou sua palestra com um chamado à ação: “Acordar para transformar vidas deve ser nossa motivação. O que mais traz felicidade no mundo é servir e isso é o que fazemos todos os dias”. 

    Em sua fala final, Rossandro ressaltou a força e fortaleza que são os professores na mudança de padrões e da sociedade. “Enquanto o professor não for reconhecido como protagonista no cenário educacional, o país não avançará. Mas, independente disso, somos vencedores desafiando os limites e exercendo o papel na construção de um futuro melhor através da educação”, finalizou ainda citando o poema de Madre Tereza de Calcuta, Assim Mesmo.

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