Projeto Integrador apresenta documentário sobre novas formas de atuação do cabeleireiro

    PróximoAnterior
    Projeto Integrador em forma de documentário apresenta novas formas de atuação do cabeleireiro

    Projeto Integrador apresenta documentário sobre novas formas de atuação do cabeleireiro

    Cortar, pentear, escovar e criar mechas são algumas atribuições do cabeleireiro. Mas a atividade deste profissional vai muito além disso. Apaixonados pela arte de embelezar, depois de formados, alunos do curso de Cabeleireiro se questionavam sobre as possíveis áreas de atuação. E foi pensando nisso, que surgiu o Projeto Integrador (PI) em forma de documentário: “Atuação Mercadológica do Profissional Cabeleireiro”, cuja apresentação e encerramento da turma aconteceu ontem (27/09), no Senac Recife. O evento contou com a presença de alguns profissionais e personagens do vídeo, a exemplo de Edelson Barbosa, Mariazinha Ferreira e Joana Darc do Salão Vip e Elaine Barbosa, do Camarim Vip.

    Eliane Silva, instrutora do curso de Cabeleireiro do Senac Recife, esteve à frente do projeto com a turma e comenta que o resultado foi muito satisfatório. “Os alunos tinham desejo de trabalhar, mas não sabiam o que fazer depois de sair com o certificado do curso na mão. Não havia nenhuma literatura sobre o mercado de atuação, por isso, foram a campo e aplicaram questionários junto a diversos profissionais. Foi então que optamos pelo formato de documentário, com seis cases de referência em suas áreas de atuação. O trabalho mostrou as inovações e mudanças mercadológicas”.

    A aluna Manoela Carina Manoela explica que muitos colegas não queriam atuar apenas no modelo de salão convencional e perceberam o surgimento de novas modalidades. “A nossa pesquisa foi exatamente em cima disso, de outros formatos não catalogados na literatura da área, como home care, truck beauty (trailer de beleza), aluguel de cadeira, salão colaborativo, entre outros. Fazer um trabalho escrito ou apenas com imagens não daria a real dimensão do que queríamos passar. O vídeo nos ajudou na direção que queríamos tomar e cumpriu com o objetivo. Agora, o material não será engavetado. Irá para plataformas digitais e, com certeza, ajudará outros alunos e profissionais do Brasil inteiro”, ressalta.

    Ex-aluno do curso de Barbeiro, Pablo Ramos decidiu dar continuidade ao aprendizado e voltou ao Senac. “Após algum tempo, com muitas dificuldades, consegui fazer o curso de Cabeleireiro. Hoje, trabalho de forma não-convencional, em home care – noatendimento em domicílio. Muitas vezes fui questionado por ter escolhido esse formato de trabalho e o que me agrada nesse projeto é a gente mostrar a flexibilidade, as mudanças no segmento e as várias alternativas. O profissional não precisa ficar apenas no ‘quadradinho’ do salão”, pontua.

    Sua colega Roberta Rodrigues diz que ao procurar o Senac para fazer o curso, imaginava que ia aprender apenas a cortar, escovar, hidratar, mas superou as expectativas e ampliou possibilidades. “Eu queria o conhecimento para atuar na área de vendas de produtos e abrir meu próprio empreendimento. A partir de agora posso gerenciar meu negócio e tenho a intenção de crescer na área e continuar estudando”.

    Um dos personagens do vídeo-documentário e referência de renome no mercado de Beleza, Edelson Barbosa foi um dos convidados a prestigiar a apresentação do projeto. “Parabéns à equipe e ao Senac pelo nível e qualidade de trabalho apresentado. Mostraram dedicação e profissionalismo”, finaliza o empresário.

    Para conferir o documentário clique aqui.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar