Equipe é da ETE Nelson Barbalho e pela segunda vez fica entre os três primeiros colocados
A equipe Bingenius, formada por estudantes da ETE Nelson Barbalho, foi a vencedora do Ideathon do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), em Caruaru. O projeto apresentado foi de automatização gamificada da coleta de lixo. De acordo com a ideia do grupo, as pessoas, ao colocarem lixo na lixeira, terão experiências que vão desde receber mensagens de conscientização, semelhante ao biscoito da sorte, até ter acesso a jogos digitais.
É a segunda vez que o grupo participa do Ideathon do CITE. Ano passado eles ficaram em terceiro lugar. “Foi muito bom estar no pódio já que nunca tínhamos participado de nada parecido. E agora em primeiro lugar é muito melhor a ponto de não saber como reagir”, disse Samuel Williams. O grupo pretende seguir com o projeto já que receberam como prêmio a incubação do negócio no Senac. “Estamos dispostos a tirar ele do papel, começar a prototipagem para finalmente vermos em funcionamento as lixeiras e o game”, disse Mirelly Katarine.
As equipes que ficaram com o segundo e terceiros lugares são a EREM Maria Auxiliadora, também de Caruaru, e levaram bolsa de estudos para todos os participantes, sendo uma do curso de idiomas do Senac, para o período de um semestre, e outra de um curso de qualificação profissional nos segmentos de Gestão ou TI.
O Ideathon é uma maratona de ideias colaborativas que aconteceu, simultaneamente, em Caruaru e Petrolina. Os participantes tiveram que propor soluções criativas frente a desafios ligados às áreas de Educação, Sustentabilidade e Serviços.