Programa Qualifica Sirinhaém qualifica 340 pessoas no Litoral Sul de PE

    PróximoAnterior

    Programa Qualifica Sirinhaém qualifica 340 pessoas no Litoral Sul de PE

    Programa do Senac PE em parceria com a Prefeitura de Sirinhaém, o Qualifica Sirinhaém, promoveu qualificação profissional para 340 pessoas do município e região. Ao todo, foram investidos R$ 1,6 milhão em recursos do Senac para oferta de 17 turmas gratuitas via Programa Senac de Gratuidade (PSG), com cursos de Porteiro e Vigia, Inglês, Espanhol, Garçom, Promotor de Vendas, Camareira, Piscineiro, Auxiliar de Cozinha, Bartender, entre outros.

    O encerramento das turmas aconteceu no dia 9 de dezembro de 2021, com entrega dos certificados aos alunos, no município, e contou com a presença da diretora de Projetos Estratégicos do Senac PE, Maria Goretti Gomes; da prefeita de Sirinhaém, Camila Machado; da diretora de Projetos Sociais do Sesc PE, Paula Lourenço, de autoridades da cidade e da equipe da unidade de Vitória de Santo Antão, responsável pela realização dos cursos.

    Esta é a primeira etapa do programa e os cursos foram resultado de um diálogo entre o Senac, a Prefeitura de Sirinhaém e o Sesc PE, para atender as demandas da região e contribuir para a inserção da população no mercado de trabalho, com foco, principalmente, no turismo.

    A ideia é que a população possa trabalhar nos empreendimentos que estão sendo construídos na cidade e entorno, como o Centro de Turismo e Lazer Guadalupe, equipamento do Sesc PE que será inaugurado no primeiro trimestre de 2022 e vai gerar diversas oportunidades de emprego e renda.

    A segunda etapa do Qualifica Sirinhaém deverá focar em duas trilhas formativas: socioemocional e de Inovação e Tecnologia, com cursos que trabalhem comunicação e postura ética, Big Data e Design Thinking, além de outras temáticas.

    OPORTUNIDADES

    Conquistar o primeiro emprego é o sonho de muita gente, inclusive de Gicele Maria da Silva, de 26 anos. “Nunca trabalhei, sempre coloquei currículo, mas não conseguia porque não tinha experiência e precisava de qualificação”, conta.

    Ela é uma das pessoas beneficiadas com a primeira etapa do programa Qualifica Sirinhaém. Foi aluna dos cursos de Promotor de Vendas e de Espanhol Básico. Gicele já colocou currículo “na rua” e aguarda uma oportunidade. “Quando apareceu o programa foi muito bom. A gente vai se qualificando para trabalhar aqui mesmo na cidade, sem precisar sair. Eu ficava com vergonha de falar e pensava que, para vender, era só chegar e falar (do produto), mas aprendi muitas coisas além de vender. Aprendi como montar um currículo, como se preparar para a entrevista… Amei o curso e a professora soube transmitir o conhecimento muito bem. Foi puxado (fazer os dois cursos), mas foi ótimo. Principalmente agora, que sempre pedem uma segunda língua. Foi o básico, mas dá para se comunicar bem”.

    Não deixe a oportunidade passar! Lurdiane Maria da Silva não perdeu tempo para se preparar para a chegada do novo hotel do Sesc PE à cidade. Aos 36 anos, ela vende perfumes, maquiagem e sapatos para ter uma renda e aproveitou o programa para se capacitar no curso de Auxiliar de Cozinha e ingressar na área de Gastronomia e Hospitalidade. “O hotel veio para alavancar Sirinhaém e estou com muita expectativa, tô amamando o que está acontecendo na cidade. Amei o curso…tudo! A gente aprendeu os tipos de cortes de legumes, especiairias e temperos que eu não usava em casa. Muita coisa legal. Quero usar o que aprendi em casa e para trabalhar também”.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar