Comprometido com o desenvolvimento econômico e social dos pernambucanos, o Senac Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada, lançou, no dia 1º de fevereiro, o Programa Qualifica Shopping. A iniciativa oferece educação profissional gratuita para a população em situação de vulnerabilidade social com vistas às possíveis oportunidades de emprego que surgirão com o início da operação do Shopping Serra Talhada, previsto para o final do primeiro semestre deste ano.
O Programa vai ofertar oito turmas, divididas em duas etapas. A primeira teve início no dia 12 de fevereiro, com os cursos de Assistente Administrativo, Promotor de Vendas, Informática Básica e Vendedor. A segunda etapa, prevista para março, contará com os cursos de Assistente de Logística, Estoquista, Operador de Caixa e Informática Básica. O objetivo, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania do município, Josenildo André Barboza, é “atender à população que não tem acesso à qualificação. Por isso, a secretaria priorizou os usuários do Sistema Único de Assistência Social para participar do programa”.
“Fazer o curso não significa estar com a vaga de emprego assegurada, uma vez que qualquer pessoa pode participar das seleções. Mas já deixa o candidato mais preparado para as oportunidades”, explica Maria Goretti Gomes, diretora de Operações do Senac Pernambuco. “Tivemos experiências extremamente exitosas com os shoppings RioMar, no Recife, e Camará, em Camaragibe, que trouxeram inúmeros benefícios para os empresários e para a população do entorno dos empreendimentos”, completa.
O diretor geral do Shopping Serra Talhada, Murilo Duque, também acredita num resultado positivo para a população e para o setor. “Vão surgir muitas oportunidades de trabalho e as pessoas não podem parar de investir em conhecimento, como terminar o Ensino Médio, superior e cursos de qualificação, que com certeza se darão bem nos processos seletivos das empresas. Esta é a primeira iniciativa, que estes órgãos, junto com o shopping, trazem para ajudar as pessoas na qualificação do que está por vir para a nossa cidade”, disse o empresário.