Com o programa, Pernambuco torna-se referência nacional na logística reversa de pilhas e baterias portáteis
O Sindicato do Comércio de Jaboatão dos Guararapes (Sindicom) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Recife (Sindvarejista), com o apoio do Senac e do Sesc, lançaram na última sexta-feira (21) o Programa Papão de Pilhas para o comércio, no auditório do Senac, no Recife. O evento teve como objetivo engajar os comerciários no recolhimento de pilhas e baterias usadas, que serão recolhidas em unidades do Senac e do Sesc em todo o Estado e encaminhadas para a empresa Green Eletron, que se encarregará da reciclagem e do descarte adequado do que não pode ser reutilizado.
Por meio do Programa, os componentes químicos das pilhas e baterias voltarão à cadeia produtiva, como matéria-prima para a confecção de um novo produto, evitando a contaminação do meio ambiente por meio dos metais pesados, altamente nocivos à saúde humana.
O Papão de Pilhas é resultado do termo de compromisso assinado pelos sindicatos, pelo Senac, pelo Sesc, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) de Pernambuco e pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Pelo acordo, os sindicatos, o Sesc e o Senac passarão a ser pontos de recebimento e, cada um armazenará até 200 kg desses resíduos.
Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a assinar um termo de compromisso para implantação de logística reversa desses materiais. “Eu fico muito feliz com essa iniciativa. Vamos começar por Pernambuco, vamos dar o exemplo para que os outros estados possam seguir e nós contamos com a colaboração de vocês (comerciários), porque quem sofre é o meio ambiente”, disse Josias Albuquerque, presidente do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc PE.
O termo de compromisso é fruto do trabalho de dois anos de articulação, liderado pela Assessoria Legislativa da Fecomércio Pernambuco. A necessidade surgiu porque o Sindicom e o Sindvarejista já realizavam, há 10 anos, a coleta de pilhas e baterias portáteis e necessitavam de um novo parceiro que pudesse reciclá-las. “Agora, com o acordo, será possível ampliar a ação para todo o Estado”, expõe Bernardo Peixoto presidente do Sindicom e vice-presidente da Fecomércio.
Na ocasião, Paulo Freire Oliveira, diretor executivo do Sindicom e precursor do Programa Papão de Pilhas, e Karina Freitas, gerente administrativa do Sindicom, apresentaram como surgiu a iniciativa e seu funcionamento. Foi realizada ainda a assinatura simbólica do termo de anuência do comércio e do termo de parceria dos tribunais.
Participaram do evento, a diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino; o diretor regional do Sesc em PE, Inocêncio Lima; o presidente do Sindivarejista e diretor da Fecomércio, José Lourenço; a superintendente da Associação Pernambucana de Supermercados de Pernambuco (Apes), Silvana Buarque, além de representantes do Sindicato das Empresas do Comércio e Serviços do Eixo Norte Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma e Itamaracá (Sindnorte) e do Sindicato do Comércio de Hortifrutigranjeiros, Flores e Plantas do Estado de Pernambuco (Sindfrutas).