O Sistema Fecomércio PE, através da FacSenacPE e do Cartão do Empresário, realizou ontem (18/01), evento de lançamento de bolsas de estudos de até 40% em alguns cursos de graduação da Faculdade. A atividade contou, ainda, com palestra do ex-presidente do Porto Digital e superintendente do Sebrae PE, Francisco Saboya, que abordou o tema sobre ‘Mudanças tecnológicas e as novas exigências de capacitação para o mercado’.
Ao todo, são 725 bolsas de estudos em todas as unidades da FacSenac, no Estado de Pernambuco, exclusivas para os clientes do Cartão do Empresário, programa de descontos e vantagens da Fecomércio PE. Na ocasião, o coordenador dos cursos de Gestão da Faculdade Senac, Carlos Polonio, apresentou o portfólio com os novos cursos de graduação, a exemplo da licenciatura em Letras, e os descontos referentes a cada unidade.
Na unidade do Recife, as bolsas são para os cursos de Bacharelado em Administração, Gestão Comercial, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Letras, Design de Interiores, Estética e Cosmética. Os descontos são de até 26% para o público geral e de até 40% para os clientes do Cartão do Empresário, produto de descontos e vantagens da Fecomércio-PE.
Nas unidades FacSenac vinculadas, o desconto de até 26% para o público geral e de até 40% para os usuários do Cartão do Empresário se estende a toda grade de ensino oferecida. Em Caruaru são ofertados cinco cursos de ensino superior que recebem as bolsas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial e Gestão de RH. Já em Petrolina, são os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gastronomia, Gestão Comercial e Gestão de RH.
Inovação – Em sua palestra, Francisco Saboya ressaltou que o modelo de negócios de hoje possui uma lógica diferente de 20 anos atrás e que a internet foi uma grande revolução, com um modelo de inovação disruptivo. “Desde então, começamos a ter um conjunto de inovações que influenciaram mudanças nos padrões de comportamento dos agentes de mercado. Somos impactados pela internet 24h por dia, com cerca de 25 bilhões de objetos conectados, gerando e consumindo informação, com a chamada Internet das Coisas (IoT). Outro ponto de ruptura que podemos destacar são os smatphones, a cloud computing e as redes sociais”.
Saboya chamou atenção para as ondas de inovação que acontecem naturalmente, a cada seis ou sete anos. “É preciso estar atento para aprender continuamente. E o profissional dos novos tempos precisa entender que em meio a esse processo, é preciso ter a habilidade de aprender e desaprender. Os empregos vão mudando, novas profissões vão surgindo e outras desaparecendo. Precisamos nos qualificar para empreender, bem como aprender a trabalhar em equipe. Um dos atributos que o mercado requer é a formação multidisciplinar e o domínio do Inglês”.
Aluno do curso Técnico em Informática, Vinícius Martins ficou muito satisfeito com o evento e as abordagens da palestra, que alertou para a necessidade de estar sempre se atualizando e inovando na área escolhida. “Para não ficar obsoleto, darei continuidade aos estudos e seguirei para o curso superior na área de Tecnologia. Futuramente, pretendo empreender e abrir meu próprio negócio”.
O diretor Regional do Senac Pernambuco Regivan Dantas ressaltou que a instituição está sempre antenada com as novas exigências de mercado para ofertar programações de acordo com estas necessidades. “O cenário mercadológico vai exigir dos profissionais habilidade que antes não existiam e a missão do Senac é formar pessoas para este novo cenário. Estamos alinhados com o que as empresas precisam e, por isso, estamos sempre atualizando nosso portfólio de cursos”, pontua Regivan.
Para Saboya, Design e inovação andam juntos. E com base nessa premissa, a coordenadora do curso de Design de Moda, Daniela Vasconcelos, comenta que foi aprovada uma nova matriz curricular para a graduação. “Mudamos o foco, colocando uma disciplina de Gestão de Carreiras, que vai agregar valor ao aluno, um novo perfil, unindo essas novas habilidades e competências. A faculdade Senac está alinhada com o mercado, o futuro e as possibilidades de mudanças e inovações”, diz Daniela.