Foi entregue ontem (21/12), o Prêmio Lucilo Ávila ao professor Alexandre Luis de Sousa Barros, pelo trabalho apresentado no Espaço do Conhecimento do XVII Congresso Internacional de Tecnologia da Educação, intitulado “Geometria Espacial em Tempos de Pandemia: Relato de Experiência com Alunos do Ensino Médio”.
O Prêmio Lucilo Ávila reconhece o valor e o mérito de um professor do Estado de Pernambuco pelo desenvolvimento de experiências pedagógicas exitosas na Educação, planejadas e executadas em escolas da privadas e públicas. “O trabalho do professor Alexandre mostrou uma metodologia diferenciada em sala de aula, fazendo com que os alunos interajam no processo de ensino-aprendizagem. Isso chamou atenção da banca avaliadora do prêmio”, comenta a coordenadora do Espaço do Conhecimento, Andressa Brito.
Alexandre foi recebido pelo diretor Regional Regivan Dantas; o diretor de Educação Profissional Eliézio Silva, a coordenadora do Congresso Michelle Pinheiro e a coordenadora do Espaço do Conhecimento Andressa Brito.
Professor de Matemática do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (Codai – vinculado à UFRPE), localizado em São Lourenço da Mata, Alexandre diz que foi uma grata surpresa e não esperava tamanha notoriedade ao ser agraciado com o prêmio. “O artigo apresentado foi uma experiência desenvolvida durante a pandemia, sobre o desafio de estar, remotamente, com os alunos e passar um conceito que é totalmente prático. A matemática está viva, e pedi aos estudantes que olhassem ao redor, em casa, e identificassem os objetos, para pegar e manipular, associando os conceitos da Geometria Espacial à pratica. Eles tiveram que apresentar trabalhos em vídeos e os resultados ficaram bem interessante”, avalia.