Primeiro dia da Conferência Internacional de Inteligência Artificial (AIED) reúne experiências mundiais para educação

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    Primeiro dia da Conferência Internacional de Inteligência Artificial (AIED) reúne experiências mundiais para educação

    Primeiro dia da Conferência Internacional de Inteligência Artificial (AIED) reúne experiências mundiais para educação

    Pela primeira vez na América Latina em 30 anos, evento acontece no Recife e conta com patrocínio master do Senac Brasil

    Com o tema “IA na Educação para um Mundo em Transição”, teve início, nesta segunda-feira (08), no Recife, a 25ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial (AIED), maior evento do gênero dedicado à educação. O evento se propõe a discutir o alinhamento das tecnologias de inteligência artificial com práticas pedagógicas, políticas educacionais e como ferramenta para uma aprendizagem fluida e equitativa. Embora aconteça anualmente, é realizado pela primeira vez na América Latina em mais de 30 anos. O Senac Brasil é patrocinador master e conta com estande institucional nos locais da conferência, operacionalizado por colaboradores do Regional de Pernambuco.

    O primeiro dia da AIED ocorreu na Cesar School, reunindo líderes da comunidade global para debater os desafios e tendências emergentes na aplicação da Inteligência Artificial à Educação. Na ocasião, foram apresentados modelos de várias partes do mundo, a exemplo da África.

    “Somos uma instituição de educação profissional e, aqui na conferência, procuramos estreitar os laços com os pesquisadores do tema, com parceiros de ensino de outros países, para aprender como eles têm inserido a inteligência artificial na educação”, disse Arthur Santos, supervisor de Tecnologias Educacionais do Senac Brasil. “Na África, por exemplo, há várias similaridades com a realidade brasileira, como problemas de conectividade e de infraestrutura. E a gente consegue, a partir dessa interação, aprender e se inspirar no que eles vêm trazendo como soluções”, ilustra.

    Arthur Santos relata ainda como o Senac lida atualmente com a inteligência artificial em suas atividades: “Temos um plano nacional de tecnologias educacionais, que prevê investimentos em tecnologias para uso em sala de aula, incluindo a inteligência artificial. Lançamos na semana passada, por exemplo, o anuário de tecnologias educacionais, contendo um capítulo específico sobre ferramentas de inteligência artificial e dicas úteis para os professores utilizarem essas ferramentas em sala de aula com seus alunos”. 

    No evento, estão participando colaboradores do Senac de todos os estados do Brasil, seja de forma presencial ou remota. A experiência está sendo válida, segundo Tiago Trindade, coordenador de Desenvolvimento do Senac SP. “A ideia de estar aqui é entender como o mundo está olhando para a IA e se ela está sendo bem aproveitada nos nossos currículos, na forma de interação dos nossos alunos, ne avaliação do conteúdo das nossas programações e ainda na proposta de capacitação docente”. 

    Nesta terça-feira (09), segundo dia da conferência, o supervisor de Tecnologias Educacionais do Senac Brasil, Arthur Santos, irá compor a mesa de abertura. Às 18h, o Senac apresenta um pôster com o tema “Estimating the impact of automation on Vocational Education and Training courses’ curricula”, que aborda como a educação profissional é impactada pelo processo de automação”. O evento segue até a sexta-feira, 12/07.

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