Depois de três semanas intensas, chega ao fim mais uma edição das Competições Senac de Educação Profissional. Os representantes do Senac Pernambuco Byanca Gomes dos Santos (ocupação Cabeleireiro) e Robério José da Silva de Oliveira (Serviço de Restaurante) conquistaram a medalha de prata. A competição nacional reuniu 47 alunos de 21 estados brasileiros, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES). Os jovens encararam desafios que reproduziram situações reais de trabalho de suas profissões
Muito feliz com sua classificação, Robério afirma que toda pessoa é capaz de alcançar seus objetivos, basta ter dedicação. “Nunca deixar de aprender é fundamental. Participar dessa competição foi um divisor de águas na minha vida. A partir de agora, quero aprender cada vez mais e colocar em prática tudo que aprendi. Vou levar essa experiência para minha vida pessoal e profissional”, diz entusiasmado.
À frente da supervisão técnica das competições, a analista de Educação Profissional do Senac Pernambuco Leda Campos destaca que este foi um dos projetos mais significativos que acompanhou, pois requer dedicação plena e apoio ao longo de todo processo. “Chegar ao final dessa trajetória com duas medalhas de prata, uma na ocupação Cabeleireiro e outra em Serviço de Restaurante, trouxe, para nós, a certeza de nunca desistir. Ter uma equipe plenamente envolvida faz toda diferença. Byanca e Robério apresentaram qualidades jamais observadas nos treinos. Participaram de forma íntegra, ética e comprometida. Demonstraram garra, coragem e determinação. Ambos enfrentaram todos os desafios com muita seriedade, dedicação e respeito mútuo”.
Vitórias – Essas medalhas de prata reforçam e valorizam, ainda mais, o trabalho realizado pelo Senac Pernambuco ao longo de sua história. Após participar de quatro edições da Olimpíada do Conhecimento, em parceria com o Senai (em 2008, 2010, 2012 e 2014), o Departamento Nacional realizou, em 2016, a primeira edição das Competições Senac de Educação Profissional, exclusivamente voltadas para atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, envolvendo todos os departamentos regionais. Em todas essas competições, o Senac Pernambuco faturou 2 medalhas de ouro, 2 de prata, 4 de bronze e 3 Diplomas de Excelência.
As Competições Senac visam identificar possíveis talentos para representar o Brasil na WorldSkills – a mais importante competição mundial de educação profissional. Aldair Santos representou o Senac Pernambuco na competição em 2015 e ficou em quinto lugar no mundo.
Linha do tempo
Olimpíada do Conhecimento
- 2008
Local: Rio Grande do Sul/RS
Serviços de Restaurante
Competidora: Vanessa Anselmo
Colocação: 3º lugar (Bronze)
Olimpíada do Conhecimento
- 2010
Local: Rio de Janeiro/RJ
Serviços de Restaurante
Competidora: Jéssica Santana
Premiação 3º lugar (Bronze)
Cabeleireiro
Competidora: Amanda Santos
Premiação 3º lugar (Bronze)
Cozinha
Competidora: Rayana Peregrino
Premiação 3º lugar (Bronze)
- 2012
Worldskills das Américas
São Paulo/SP
Serviços de Restaurante
Competidor: Paulo Martins
Premiação 1º lugar (ouro)
Olimpíada do Conhecimento
São Paulo
Cabeleireiro
Competidora: Manuela Paulina
Premiação: Diploma de Excelência
Serviços de Restaurante
Competidora: Débora Karine
Premiação: 2º lugar (prata)
- 2014
Olimpíada do Conhecimento
Local: ExpoMinas
Belo Horizonte/MG
Cabeleireiro
Competidor: Aldair da Silva Santos
Premiação: 1º lugar (ouro)
Técnico em Enfermagem
Competidor: Túlio Felipe Pereira
Premiação: Medalha de Excelência
- 2015
WordSkills
Local: São Paulo/SP
Cabelereiro
Competidor: Aldair da Silva Santos
Premiação: Excelência (5º lugar)
- 2018
Competições Senac
Competidora: Thaís Barbosa
Colocação: 4º lugar (Medalha de Excelência)