No início da manhã de hoje (7), segundo dia do Circuito de Tecnologias Senac, além da exposição dos trabalhos de empresas como a Manifesto Games, Jump, Ponto Mídia e Epitrack, os participantes puderam conferir palestras. Os primeiros a se apresentar foram Glauco Pires, da Manifesto Games, sobre o desenvolvimento de jogos além do entretenimento, e André Araújo, da JUMP, a respeito dos programas de fomento de empreendedorismo no Porto Digital.
Pires falou sobre os trabalhos da Manifesto, como o desenvolvimento de três projetos para a montadora de automóveis Fiat, jogos para crianças, educativos, etc. Ele destacou a necessidade de saber qual é o seu público para, só então, passar a desenvolver um jogo voltado para os interesses e necessidades dele.
Outra questão levantada foi sobre o uso deste recursos para os estudos, já que eles tornam o aprendizado mais atrativo e, por isso, mais eficaz. A Manifesto Games, por exemplo, criou um jogo no estilo do famoso “Guitar Hero”, que foi desenvolvido com o intuito de ensinar a grafia das palavras e identificar suas sílabas tônicas. “O grande desafio do projeto é torná-lo didático e, ao mesmo tempo, divertido; é preciso atingir o equilíbrio entre esses dois pontos”, destacou Pires.
No segundo momento, André Araújo, da JUMP, explicou como funciona o Porto Digital e de que forma os alunos (que estavam presentes da palestra) podem trabalhar na empresa, estimulando assim o desenvolvimento desses futuros profissionais. “Os próximos anos não serão fáceis para a economia, mas existe uma saída e esse caminho é o empreendedorismo”, disse. Ele também destacou que fazer o óbvio é muito difícil e, nesse contexto, quem consegue, pode ter um ótimo negócio. Outro aspecto levantado foi a inovação. Segundo ele, “ter uma boa ideia é uma coisa e empreender um negócio é outra, muito mais complicada”.