Mercado de trabalho, qualificação, importância e o papel dos profissionais de Enfermagem, como auxiliares, técnicos e enfermeiros, estiveram em pauta durante a cerimônia de abertura da Semana de Enfermagem, realizada na última sexta-feira (11/05), no auditório Roberto Régnier, no Senac, no Recife. Com o tema “Enfermagem – Uma voz para liderar – A saúde é um direito humano”, a Semana, este ano, está sendo realizada em conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE). Na abertura, foram apresentadas as palestras da enfermeira, professora e presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense (Sobef), Dra. Carmela Alencar, e da coordenadora-adjunta de Fiscalização do Coren, Dra. Ivana Andrade.
Em sua apresentação, Carmela destacou o empoderamento, a valorização do profissional da área e sua função social diante do mercado de trabalho e a conjuntura política atual. “Todo mundo deve ser agente de transformação. Esses eventos contribuem para empoderar os profissionais de Enfermagem, mostrar para eles que são protagonistas, atores de grande importância para a sociedade”, disse, fazendo menção às condições de trabalho e ao modo como o profissional é visto.
A legislação vigente, as fiscalizações e as interdições éticas foram abordadas pela Dra. Ivana Andrade, que mostrou como auxiliares, técnicos e enfermeiros são maioria nas instituições de Saúde e como eles podem ajudar nesse processo e na construção de um sistema de saúde melhor. Segundo ela, a classe é a segunda maior em número de profissionais no País, com dois milhões de profissionais de Enfermagem no território nacional. Em Pernambuco, são 93 mil.“O enfermeiro está na ponta, é ele quem está na assistência, é o principal transmissor de informações para o Coren”, falou, sobre como o profissional que está nas unidades de saúde e nos hospitais são fundamentais.
Mais conhecimento – Para o diretor de Educação Profissional do Senac, Eliézio Silva, a Semana de Enfermagem pretende promover uma maior interação entre as exigências do cenário atual, como ele evoluiu nos últimos anos e como ele está marcado pela quarta revolução, na qual o conhecimento é a base de tudo. “O mercado tem exigido habilidades e competências diferentes. É importante discutirmos isso, desenvolver o conhecimento, novos saberes e novas atitudes, para que possamos entregar à sociedade e aos conselhos de classes, pessoas com qualificação suficiente para atender às necessidades desse novo momento”, disse.
Parceria – A presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Dra. Marcleide Cavalcanti, falou sobre a importância da realização da semana junto com o Senac. “Para nós, essa parceria que vem se consolidando e é muito importante, porque o Senac é uma instituição respeitável, responsável por formar nossos profissionais e de entregá-los ao mercado. Momentos como este são fundamentais, visto que a capacitação profissional é extremamente relevante para o desempenho profissional. O mercado de trabalho tem carência por bons profissionais. E destacou que existe campo de trabalho de Enfermagem para os profissionais comprometidos com seu conhecimento, contudo devendo ser a qualificação uma busca contínua e o Senac, por atuar em todo o estado com qualidade, oferece essa abrangência no ensino”.
Participaram da abertura a gerente de Desenvolvimento Pedagógico do Senac, Christiana Santoro, a gerente da Unidade de Educação Profissional do Senac Recife, Viviane Cordeiro, a analista do segmento de Saúde do Senac e conselheira do Coren, Dra. Eliane Fidelis, o enfermeiro fiscal e membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Coren-PE, Dr. Gilmar Júnior, e a coordenadora do NEP/Coren-PE, Dra. Angélica Telles.