Gestora do Senac-PE inspira a plateia com relato da própria experiência de vida O Impacto Transformador da Educação. Esse foi o tema da palestra ministrada por Guiomar Albuquerque, gestora de Processos Educacionais do Senac-PE, durante o segundo dia do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE).
Em sua apresentação, realizada na tarde desta quinta-feira (21) no Salão de Eventos da Faculdade Senac, no Recife, Guiomar compartilhou sua própria experiência de vida, inspirou a plateia e destacou a influência positiva da educação em sua trajetória. “Eu não poderia falar sobre o impacto transformador da educação sem falar do que a educação impactou na minha vida. Grandes mestres, a exemplo de Paulo Freire, fizeram a diferença para que eu fosse uma educadora melhor”, afirmou Guiomar, que possui larga experiência na área de gestão e docência da rede pública e privada de ensino.
Durante sua fala, a palestrante ressaltou que, ao longo de sua carreira, testemunhou vidas sendo transformadas, pessoas crescendo e se tornando cidadãos exemplares graças à educação. Ela enfatizou que os educadores têm um papel crucial na sociedade, pois têm o poder de impactar positivamente as vidas de seus alunos. Guiomar começou sua jornada como educadora aos 9 anos de idade, quando, de forma lúdica, começou a “ensinar” como professora.
Aos 13 anos, já estava envolvida na alfabetização de jovens e adultos pescadores. Essas experiências a colocaram em contato com diversas faixas etárias e demonstraram o poder da educação em transformar vidas. “Com essas experiências eu aprendi a ser alguém melhor. Por isso resolvi trazer essa reflexão sobre o papel que cada educador tem, o poder que cada um de nós tem na sala de aula e também fora dos muros da escola, de transformar vidas e vidas que transformam outras vidas”, declarou Guiomar.
Délvia Santos, colaboradora da Secretaria Estadual de Educação, assistiu à palestra de Guiomar e considerou a apresentação inspiradora. “A gente se vê muito na fala dela. No sentido de que, apesar das condições serem difíceis e desafiadoras, nunca podemos desistir da educação. Palestras como essa renovam as nossas energias”, afirmou Délvia.