Pedagoga forneceu insights valiosos sobre como tornar esse processo mais eficaz
No segundo dia do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), a pedagoga Poliana Evas trouxe à tona uma discussão essencial sobre práticas de feedback para fomentar uma cultura de aprendizado. A palestra foi realizada na manhã desta quinta-feira (21) no Salão de Eventos da Faculdade Senac, no Recife. Com uma abordagem direta e esclarecedora,
Poliana destacou porque é fundamental oferecer feedbacks, bem como as complexidades e os desafios envolvidos nesse processo. “É importante que a gente parta desse pressuposto de que o feedback é um momento de vulnerabilidade, um momento desconfortável, mas que precisa acontecer”, afirmou.
Ao longo de sua apresentação, a pedagoga falou sobre algumas práticas que os educadores podem ter durante o feedback para que se sintam menos desconfortáveis. “É importante focar em comportamentos observáveis, e não em julgamentos, fazer pedidos claros, e solicitar retornos sobre esses pedidos, para que a gente garanta que a mensagem foi bem comunicada”, esclareceu. Gustavo Mendonça, assistente técnico da Diretoria de Ensino do município de Ipojuca, participou da palestra e elogiou o conteúdo. “Achei extremamente elucidativa. Acredito que é uma ótima oportunidade que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac possibilita para os participantes”, frisou.