Oficina de foto para gastronomia marca comemoração do Dia do Cozinheiro

    PróximoAnterior

    Oficina de foto para gastronomia marca comemoração do Dia do Cozinheiro

    No Dia do Cozinheiro, os alunos do curso da Unidade de Hotelaria e Turismo (UHT), no Recife, participaram ontem (10) da oficina Produção de Imagem para Mídias Digitais na Gastronomia, com o instrutor do curso de Fotógrafo, Elvio Luiz. Eles receberam dicas de como fotografar com câmera e com celular, como melhorar a imagem usando luz e sombra e também orientações sobre como a fotografia é importante para a venda de um produto ou serviço.

    “Vivemos numa sociedade na qual as pessoas têm que ser multi. Hoje em dia, o profissional que não tiver essa habilidade (de fazer imagens bem-feitas) não se destaca. Uma foto ruim não atrai o cliente e pode não valorizar o seu produto”, ressaltou Elvio, lembrando que a imagem pode realçar a textura, ingredientes e outras características da comida.

    Valdir Barbosa, aluno da quarta fase (cozinha comercial) do curso de Cozinheiro, aprovou a ideia da oficina. “Já me interesso pelo food styling e achei a oficina muito legal. É importante você valorizar seu trabalho. Às vezes, você gastou tempo, fez um prato elaborado e acaba não conseguindo mostrar seu talento. A foto não mostra isso”, disse.

    Food styling – O conceito de food styling está relacionado à harmonia e apresentação do prato e à produção de imagens gastronômicas. É tornar um alimento visualmente atraente, mas não só pelo aspecto fotográfico em si, como também o ato de contar uma história através da comida.

    Sobre os cursos

    Cozinheiro – O curso de Cozinheiro tem carga horária de 1.430h, é uma qualificação profissional completa para quem deseja atuar num restaurante, hotel ou empreendimento gastronômico. Tem duração de nove meses e, entre os módulos estudados no curso estão garde manger (que tem foco na cozinha fria), pastelaria, cozinha regional, nacional e internacional, além de estágio curricular em restaurante ou hotel. Os alunos também têm aulas sobre ficha técnica, armazenamento de alimentos, técnicas de cortes e cocção, normas de higiene e segurança alimentar, entre outros temas. Antes de se inscrever no curso de Cozinheiro, é preciso fazer o curso de Introdução aos Serviços de Cozinha, ofertado pela Unidade de Hotelaria e Turismo.

    Fotógrafo – Para quem tem interesse em se aprofundar no ramo da fotografia, o curso de Fotógrafo, com carga horária de 190h (três meses de aulas diárias), é uma opção. Nas aulas, o participante aprende técnicas fotográficas, iluminação com flash, tratamento de imagem fotográfica e produção do portfólio do aluno, concluindo com uma exposição de fotos feitas pelos estudantes. Além da formação, a unidade do Recife oferta o curso de Fotografia com Smartphone e de Fotografia para Gastronomia, com uma semana de duração.

    PróximoAnterior

    Accessibility Toolbar